De acordo com o diretor-geral da Reed Exhibitions Brasil Juan Pablo De Vera, 3,2 mil visitantes estiveram na LACIME 2004, primeira exposição focada no turismo corporativo sediada pela América Latina e o Caribe, de 23 a 25 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, superando as expectativas dos organizadores do evento, que aguardavam pela visita de 3 mil profissionais do segmento até hoje, às 17 horas, quando se encerra a primeira edição da exposição.
“Colhemos vários depoimentos de expositores que estão extremamente satisfeitos e já confirmaram a participação no ano que vem”, declarou De Vera. Esta afirmação deve-se ao resultado das reuniões pré-agendadas entre compradores convidados pelo evento e fornecedores de seu maior interesse, marcadas através do Programa PSA, modelo de rodada de negócios já implementado em feiras como a EIBTM, na Europa, e AIME, na Ásia.
“Ninguém imaginava que o interesse dos compradores seria tão imediato. Já há expositores comemorando o fechamento de negócios”, declarou De Vera. Explorando um nicho de mercado em ascendência mundial, a exposição é destinada aos profissionais que têm a palavra final no que diz respeito à organização de eventos, convenções, reuniões internacionais, programas de incentivo, entre outras ações do segmento. Do total de visitantes, 150 são compradores convidados vindos de 22 países (Hosted Buyers) e outros 150 são da capital paulista e região metropolitana (Trade Buyers).
Selecionados sob os cuidados de uma rigorosa pesquisa elaborada pela Reed Exhibitions Brasil, organizadora da LACIME 2004, os executivos convidados estiveram na exposição com a premissa de participar, cada um, de no mínimo 16 reuniões pré-agendadas com fornecedores de sua preferência, com a possibilidade de marcar mais encontros durante o evento. Mais de 1.9 mil reuniões estavam marcadas até o dia 22 de junho, um dia antes do início da feira. Na prática, o total de reuniões realizadas por cada integrante do PSA superou o mínimo previsto em até 100%. “Muitos expositores lamentaram que a feira foi de apenas três dias, pois não houve tempo hábil para atender à demanda de Hosted e Trade Buyers”, declarou De Vera.
Metade dos compradores convidados administram verbas iguais ou superiores a US$ 1 milhão por ano e 55% decidem e recomendam destinos, infra-estrutura e serviços contratados para a realização de eventos e viagens de incentivo. Oito mil metros quadrados de área foram dedicados à exposição de 257 fornecedores vindos de 22 países. Já no primeiro dia do evento, na quarta-feira (23), foram registrados fechamentos de negócios com destinos como o Rio de Janeiro e o Paraná.
A próxima edição da LACIME está marcada para o período de 22 a 24 de junho de 2005, em São Paulo. |