Produzida pela Expo Editora, sob o patrocínio da Federação Brasileira dos Convention & Visitors Bureau (FBC&VB) e Embratur, a Brazil Events Magazine deverá servir como ferramenta da Embratur para a promoção do destino Brasil no Exterior. As bases deste novo projeto foram apresentados no segundo dia da LACIME 2004 e, de acordo com Sérgio Junqueira Arantes, sócio-diretor da Expo Editora, o lançamento oficial da publicação será em Chicago, no segundo semestre deste ano, durante a IT&ME, maior feira do setor nos Estados Unidos e uma das mais importantes feiras de turismo de negócios do mundo.
Na ocasião, também foram debatidos diversos temas relativos à questão da divulgação do País no Exterior, que, segundo Sérgio Arantes, ainda não atingiu um nível satisfatório, exceção, segundo ele, feita às estratégias promocionais desenvolvidas pelos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina.
A gerente de turismo de eventos da Embratur, Vaniza Schuler, ressaltou o rápido crescimento do setor nos últimos anos, além do atual cenário – especialmente favorável – para novas captações: “Temos nada menos que 33 destinos capacitados para a realização de eventos internacionais, dotados de excelente infra-estrutura hoteleira, composta por redes nacionais e internacionais.”
Quanto à questão da falta de segurança, tão propalada pela imprensa no Exterior, o presidente da FBC&VB, João Luiz dos Santos Moreira, garante que não há registro de que os decision makers internacionais sejam refratários ao Brasil como sede de eventos internacionais. “A violência está presente em todos os lugares, não é um ‘privilégio’ nosso. E o turista de negócios está praticamente livre deste problema, pois é constantemente monitorado pelo aparato que caracteriza a organização de um evento. O que nos falta, na verdade, é melhorarmos nossa auto-estima, por meio de um processo cultural e educativo.” |