Como fazer de um evento “o evento” foi o tema desenvolvido durante o seminário promovido pelo FAVECC (Fórum das Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais) e ABGEV (Associação Brasileira dos Gestores de Viagens Corporativas), realizado no main stage da LACIME 2004, em seu segundo dia de atividades. Conduzida por Luiz Yofe, especialista em turismo corporativo, o painel de debates contou com as presenças de Amauri Pinto Caldeira, diretor da Sobratur; Fernanda Lamas, executiva de viagens da Bayer; Fernando Figueiredo, da produtora de eventos Bullet, e Renê Hermann, diretor geral da Costa Cruzeiros no Brasil.
Além de elencar os dez mandamentos do evento bem realizado – entre os quais, proporcionar o que é esperado pelo cliente, buscar constantemente a excelência, saber monitorar surpresas e considerar todas as opções para um bom atendimento – Yofe citou outros aspectos importantes, como visão de curto, médio e longo prazos, exercício constante da criatividade, zelo pela confidencialidade e segurança, e atenção imediata às necessidades inesperadas dos clientes. Em seguida, pediu para que os convidados lembrassem de exemplos práticos e experiências próprias. Amauri Pinto Caldeira falou do risco de se reduzir custos até o ponto de se comprometer a qualidade do evento. Fernanda Lamas reivindicou maior profissionalização entre os agentes de viagens: “Precisamos de consultores de eventos e não só de turismo de lazer.” Renê Hermann salientou as vantagens competitivas dos navios de cruzeiros em comparação a locais tradicionais, para a realização de eventos. |