Junto ao boom de construção de hotéis, é cada vez maior e mais direto o acesso a San Juan por via área. No final do ano passado, a American Airlines acrescentou vôos diretos semanais de Caracas, Venezuela, e de Los Angeles, Calif. A USAir começou a operar vôos diretos de ida e volta a Boston, Washington, D.C., e Nova York (Aeroporto LaGuardia). A Iberia iniciou um vôo semanal direto entre San Juan e Madrid, na Espanha. Além disso, as novas e econômicas linhas aéreas JetBlue, Song e Spirit Airlines já aumentaram o número de vôos que têm para San Juan. “Porto Rico oferece tudo que uma paradisíaca ilha tropical pode oferecer”, diz Viscasillas, “só que muito mais perto”.
O Aeroporto Internacional Luis Muñoz Marín de San Juan está passando por uma reforma de US$219 milhões. O projeto, que começou em 2003, inclui a construção de um novo terminal e a ampliação e reconstrução das pistas para lidar de forma muito mais eficiente com o aumento do tráfego. Grande parte das obras estão previstas para estarem concluídas ao final de 2005, quando abrirem as portas do novo Centro de Convenções.
Outros atributos também fazem de Porto Rico um local altamente procurado para reuniões e convenções. A ilha tem um sistema bancário de primeira classe, comparável aos das economias do G-7. Ela conta com o mais moderno sistema de telecomunicações da América Latina, com companhias tais como Verizon, Sprint, ATT e Cingular já tendo instalado operações de negócios em San Juan. Não causa surpresa que mais de 160 companhias Fortune 500, inclusive Microsoft, Procter and Gamble, e Johnson & Johnson, tenham operações na ilha. Em muitos casos, estas operações são responsáveis não só por Porto Rico, mas por outros locais do Caribe e América Latina.
Baixos Custos
Apesar da sofisticada infra-estrutura de negócios presente na ilha, o baixo custo da mão-de-obra e dos impostos faz de San Juan um lugar ideal os negócios, comparada a outras cidades de pequeno e médio porte da maioria dos países industriais. É isto que demonstrou um estudo divulgado em fevereiro de 2004 e realizado pela firma de auditoria KPMG LLP. Numa análise de 121 cidades de 11 países, inclusive 7 grandes nações industriais, o estudo constatou que San Juan era 6% menos cara do que a média das cidades dos EUA. O estudo da KPMG, denominado Alternativas Competitivas em 2004, mediu o impacto combinado dos 27 itens dos custos de operação que são mais afetados pela localização dos negócios, inclusive mão-de-obra, impostos, transportes, instalação, financiamento e serviços públicos. Chegou à conclusão extraordinária de que em San Juan, os custos de mão-de-obra chegam a ser 25% menores do que a média das cidades americanas. O estudo constatou também que, em termos de custos, a cidade é particularmente competitiva em serviços corporativos e serviços de software, desenvolvimento de sistemas elétricos, e pesquisa e desenvolvimento.
Os custos de mão-de-obra não refletem o nível de treinamento e qualificação da força de trabalho de Porto Rico. 60% da população de idade universitária está matriculada em estabelecimentos de ensino superior da ilha. O alto nível educacional é uma das principais razões pelas quais mais de metade das companhias Fortune 100 usam a força produtiva de Porto Rico.
“Se o que você busca é um clima de negócios sofisticado num ambiente tropical extremamente atraente, Porto Rico é imbatível”, conclui Viscasillas. “Junto ao mar e à cultura típica da ilha, San Juan tem a infra-estrutura mais avançada e a força de trabalho mais educada e motivada – mas a preços razoáveis – para acomodar perfeitamente as grandes reuniões e convenções.”
O Centro de Convenções de Porto Rico, próximo à parte antiga e turística de San Juan e ao Aeroporto Internacional Luis Muñoz Marín, será o destaque do maior empreendimento de renovação de área costeira da história dos EUA e seus territórios, orçado em 415 milhões de dólares. Concebido como um pujante e movimentado centro urbano, o chamado “Puerto Rico Convention Center District” combinará nos seus 46 hectares lojas, restaurantes, cinemas, escritórios, apartamentos, praças e um hotel. Aqui, quem vier à cidade para participar de uma convenção poderá ter uma experiência direta da energia e cultura vibrantes que são tão especiais em San Juan, Porto Rico. Para mais informações, ligue para 800-875-4765 ou visite www.prconvention.com
Nota do Editor:
A organização Puerto Rico Convention Bureau é o agente oficial de marketing e vendas do Centro de Convenções de Porto Rico, localizado no Puerto Rico Convention Center District. Esta organização sem fins lucrativos é responsável por promover e trazer grupos e convenções a Porto Rico por meio de uma estratégia integrada de marketing há mais de 40 anos. Com sede em San Juan e representações em Chicago, Madrid, Miami, Nova York e Washington D.C., o Puerto Rico Convention Bureau oferece serviços de consultoria de vendas a planejadores de eventos dos mercados corporativo, de incentivo e de associações. O Bureau contribui aproximadamente US$80 milhões anuais à economia da ilha. Para obter mais informações, visite info@prcb.org ou nossa página na Internet, www.meetpuertorico.com. O Puerto Rico Convention Bureau representa a capital de Porto Rico, San Juan, e foi admitido provisoriamente no sistema BestCities.net, uma aliança global de Bureaus que representam os mais elevados padrões de serviço no setor de eventos e convenções. Para obter mais informações visite www.bestcities.net.
Imagens de alta resolução do projeto de arquitetura do Centro de Convenções de Porto Rico Convention Center estão disponíveis sob solicitação.
Contato oficial de Porto Rico para a imprensa:
Assessoria: Comunicação da YPB&R
Assessor Responsável: Kathy Hernandez ou Teresa Martinez
Telefone: (407) 875-1111 ou (787) 474-5091
E-mail: kathy_hernandez@ypbr.com ou tmartinez@prcb.org
Assessoria de Imprensa oficial da LACIME 2004: |