De acordo com a ICCA – International Congress & Convention Association, em 2002, a América Latina sediou 5% dos encontros internacionais, na frente da África (3%) e da Austrália (4%) e atrás da Europa (60%), da Ásia (18%) e da América do Norte (11%). Segundo previsões dos organizadores da LACIME 2004 – Primeira Exposição de Turismo de Incentivo, Eventos e Negócios da América Latina e do Caribe, que será realizada de 23 a 25 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, a partir desta feira, abre-se a oportunidade de a região dar um salto nestas estatísticas. “Seguindo uma tendência de mercado, os países latino-americanos apresentam infra-estruturas cada vez mais completas para captar programas e viagens de incentivo e eventos e ampliar sua participação no mercado global do turismo corporativo”, afirma Juan Pablo De Vera, diretor-geral da Reed Exhibitions, organizadora da LACIME 2004 em parceria com a ABAV Nacional.
Cuba, que recebe dois milhões de turistas por ano, apresentará na LACIME 2004 a qualidade do seu receptivo, com mais de 41 mil apartamentos em hotéis e 11 aeroportos internacionais. Segundo o ministro do Turismo do país, Manuel Marrero Cruz, espera-se que o setor mantenha as taxas de crescimento de 13% alcançadas no primeiro trimestre deste ano. O Chile, segundo no ranking de países sul-americanos que sediam o maior número de reuniões internacionais (ICCA), depois do Brasil e seguido da Argentina, aumentou a quantidade de congressos em 38% no ano passado, em comparação com 2002. Argentina, Jamaica, St. Marteen, Peru, Porto Rico e Uruguai, entre outros países latino-americanos, também estarão presentes na exposição para vender seus produtos a compradores especializados do setor de turismo corporativo. As inscrições para a participação na LACIME 2004 estão abertas no site oficial do evento: www.lacimexpo.com.
Para garantir livre acesso à LACIME 2004, os jornalistas devem acessar o Press Hot Site LACIME 2004 e clicar no ícone Credenciamento para a Imprensa e preencher a ficha eletrônica com os dados solicitados. |