O setor de turismo brasileiro, que registra o faturamento anual de cerca de R$ 5 bilhões, é um dos que mais geram empregos no País. Só na cidade de São Paulo, cerca de 600 mil postos de trabalho estão ligados direta ou indiretamente a essa atividade, considerando-se que mais de 70% dos que visitam a capital viajam a negócios. Este é o cenário da cidade que captou a LACIME 2004 - Primeira Exposição de Turismo de Incentivo, Eventos e Negócios da América Latina e do Caribe, que será realizada de 23 a 25 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.
“Do total de 170 feiras realizadas anualmente no Brasil, 107 acontecem em nossa capital. São cerca de 1,4 milhão de visitantes todos os meses em nossa cidade”, afirmou a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, que participou da comitiva de executivos responsável pela captação da LACIME 2004, em 2001, durante a EIBTM (Exhibition for Incentive, Business Travel & Meetings), em Genebra.
Para o presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz, a melhoria da infra-estrutura brasileira para a realização de eventos, a crescente oferta, o interesse de municípios e de estados e as parcerias realizadas fazem com que o País seja visto como um destino capacitado para acolher de pequenos a grandes eventos internacionais. “Prova desse crescimento e da importância que o mercado vem ganhando no Brasil é a realização da primeira edição da LACIME em São Paulo”, afirmou, Sanovicz que, durante a EIBTM de 2001, na época presidente da Anhembi Turismo e Eventos, teve importante papel na captação do evento.
Evento inédito na América Latina e no Caribe, a LACIME 2004 apresenta os moldes da européia EIBTM (Exhibition for Incentive, Business Travel & Meetings) e da asiática AIME (AsiaPacific Incentive & Meetings Expo) que, juntas, representam a força mundial da indústria internacional do turismo de incentivo e eventos: 2 mil empresas expositoras que recebem mais de 10 mil visitantes, qualificados perante uma prévia avaliação de seus perfis. Em sua primeira edição, a LACIME 2004 reunirá mais de 250 expositores, cerca de 300 compradores convidados e de três mil visitantes das Américas e da Europa. Representantes de empresas como Accor Hotels, Blue Tree Hotels, Center Norte, Gran Hyatt, Grupo Posadas, ITM Expo, It Viagens, Marriott e dirigentes da SPC&VB e Ubrafe também compuseram a comitiva que trouxe a LACIME 2004 ao Brasil.
Sugestão de fonte para entrevista: Juan Pablo De Vera, diretor-geral da Reed Exhibitions Brasil, está à disposição para entrevistas individuais previamente agendadas. Para garantir livre acesso à LACIME 2004, os jornalistas devem acessar o Press Hot Site LACIME 2004, clicar no ícone Credenciamento para a Imprensa e preencher a ficha eletrônica com os dados solicitados. |