Direcionado para o turismo corporativo, segmento de mercado em ascensão global, a LACIME 2004 - Primeira Exposição de Turismo de Incentivo, Eventos e Negócios da América Latina e do Caribe lançou, na última segunda-feira (31), no Hilton Morumbi, em São Paulo, o Ciclo de Conferências, que compõe uma rodada de palestras e workshops ministrados por profissionais de marketing e de turismo de incentivo, eventos e negócios – integrantes de entidades nacionais e representativas do setor – de 22 a 25 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Entre as questões-chave do Ciclo foram destacadas: como posicionar a marca Brasil no cenário internacional, responsabilidades do poder público e da iniciativa privada no desenvolvimento do setor, em que medida o câmbio e a diversidade cultural podem atrair novos investimentos para a região e a qualidade da infra-estrutura brasileira e latino-americana para eventos e viagens de incentivo. Só no Brasil, este mercado movimenta mais de US$ 2 bilhões por ano.
O lançamento do Ciclo de Conferências contou com a presença de representantes da Reed Exhibitions Brasil e da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), organizadores da LACIME 2004; da Associação Brasileira de Gestores de Viagens Corporativas (ABGEV); da Associação de Marketing Promocional (AMPRO), do Fórum das Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais (FAVECC) e da International Congress And Convention Association (ICCA). Também compõem o Ciclo a Cocal (Confederação Latino-Americana de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins), a Meeting Professionals International (MPI) e a Site (The Society of Incentive and Travel Executives).
De acordo com o presidente do FAVECC, Goiaci Alves Guimarães, a LACIME 2004 reforça o crescimento do segmento das viagens de negócios no País. “O Brasil precisa de um marketing dirigido para se encaixar às tendências dos nichos do mercado e para crescer globalmente como destino, não adianta vendê-lo como um todo”, explicou, ao referir-se à antiga insistência de se apresentar o Brasil no exterior apenas como destino de lazer. Guimarães destacou ainda os estados de São Paulo, do Rio de Janeiro, da Bahia e de Pernambuco, entre outros, como potenciais receptores das viagens de negócios no País. O presidente da ABAV, Tasso Gadzanis, concordou com Guimarães e ressaltou esta tendência entre as atividades dos agentes de viagens. “Hoje temos de usar a criatividade para conquistar novos nichos de mercado. A LACIME 2004 será uma arma para o agente de viagens”, disse.
Para Eduardo Sanovicz, presidente da Embratur e vice-presidente da ICCA, a realização da LACIME 2004 no Brasil é o caminho da inserção da América Latina como destino certo para os segmentos de eventos e negócios no mundo. “Com este evento, começamos a inserir a América Latina como um player internacional”, afirmou. Entre as atuais metas da Embratur para se promover o destino Brasil no exterior está a segmentação do mercado. Este ano, por exemplo, o País captou 18 novos eventos internacionais. No ano passado, o Brasil passou da 21a posição, em 2002 (56 eventos), para a 18a, em 2003 (62 eventos), no ranking da ICCA, que se refere a eventos que se realizam a cada ano em um país diferente. De acordo com Sanovicz, a previsão para 2005 é de que este número cresça de 13 a 14%.
Segundo Juan Pablo De Vera, o diretor-geral da Reed Exhibitions Brasil, a LACIME 2004 terá seis mil metros quadrados dedicados a mais de 200 expositores diretos, três mil visitantes e 300 compradores convidados (Hosted Buyers) interessados em investir em turismo de incentivo e eventos nos destinos latino-americanos e caribenhos. A Reed Exhibitions Brasil - uma das empresas do conglomerado multinacional Reed Elsevier -, que registra faturamento médio global de 6,4 bilhões de euros por ano, é reconhecida como a maior organizadora e promotora de feiras de negócios do mundo, com a realização de 430 feiras em 49 indústrias.
Para mais informações e inscrições de visitantes, consulte o site www.lacimexpo.com.
Breve institucional LACIME 2004
Lançada no dia 1o de setembro de 2003, em São Paulo, a LACIME 2004 - Primeira Exposição de Turismo de Incentivo, Eventos e Negócios da América Latina e do Caribe reunirá cerca de três mil visitantes das Américas e da Europa. O evento é organizado pela Reed Exhibitions Brasil, empresa do conglomerado Reed Elsevier (com faturamento global de 6,4 bilhões de euros por ano), em parceria com a ABAV Nacional, responsável pelo movimento de 80% de mercado nacional. Com o apoio da Embratur e do Ministério de Turismo, a LACIME 2004 traz ao Brasil um sucesso já registrado em eventos reconhecidos na Ásia e na Europa (AIME e EIBTM, respectivamente): o Hosted Buyer (comprador convidado), programa que providencia aos expositores o pré-agendamento de reuniões com compradores potencialmente interessados em seus produtos e serviços. Inscrições: www.lacimexpo.com.br
Nota da Assessoria:
Informações complementares (declarações, artigos, fotos com qualidade para publicação impressa, entre outros conteúdos classificados por editoria) estão disponíveis para consulta on-line no Press Hot Site LACIME 2004: http://www.pressclub.com.br/lacime2004/. |