Em 11 de setembro de 1972, a Riotur S.A – Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro -, sucessora da Empresa de Turismo do Estado da Guanabara, era criada para exercer as ações normativas sobre o turismo da cidade. Em 2003, a Riotur comemorou seus 31 anos de existência e as muitas ações realizadas em prol do turismo da cidade.
A Riotur tem como principal diretriz promover, incentivar e divulgar, em conjunto com o Riocentro e em parceria com a iniciativa privada, o turismo de lazer, de negócios e o ecoturismo da cidade, posicionando-a como líder nacional e sul-americana deste mercado, visando gerar divisas para a cidade e o país. A organização de eventos reconhecidos mundialmente, como o Réveillon e o Carnaval, que atraem para a cidade cerca de 2,5 milhões de turistas durante o verão são alguns dos resultados visíveis desse paradigma que norteia o trabalho da empresa. A construção da Passarela do Samba e outras frentes de trabalho que já foram de responsabilidade da Riotur, como a Marina da Glória, o Autódromo Nelson Piquet e o Pavilhão de São Cristóvão, acrescentaram a experiência necessária para gerenciar o turismo da cidade.
Neste patrimônio construído durante 30 anos, os beneficiados foram não apenas os visitantes, mas principalmente os cariocas.
Cidade Maravilhosa
O Rio de Janeiro, conhecido internacionalmente como “Cidade Maravilhosa”, lidera com folga o ranking das cidades mais visitadas do país. Durante todo o ano de 2002, recebeu 1,459 milhão de turistas estrangeiros (ou 38,6% dos turistas estrangeiros que visitaram o Brasil). Para alcançar essa posição, o Rio conta com os tradicionais pontos turísticos e um incomparável relevo que garante praias e montanhas numa só cidade.Mas esses números não foram alcançados apenas pela vocação turística do destino. A RIOTUR – Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro – participa dessa ação promovendo, divulgando e incentivando o turismo de lazer nos mais diversos segmentos, e também o turismo de negócios e de eventos. Órgão executivo da Secretaria Especial de Turismo, responsável pela promoção e divulgação do turismo da Cidade do Rio de Janeiro, a RIOTUR utiliza as mais variadas ferramentas de marketing para promover o Rio como destino turístico no Brasil e no mundo. Trabalhando em conjunto com trade turístico da cidade, oferece apoio a projetos e atividades da iniciativa privada, sempre tendo em vista o desenvolvimento do turismo na cidade.A RIOTUR também dá suporte aos profissionais de turismo, nacionais e internacionais, interessados em promover e vender o produto turístico Rio, oferecendo assistência técnica e orientação, através de literatura informativa e material promocional. Sua atuação também se estende ao atendimento ao turista que visita a cidade garantindo, através de seus postos de informação, o melhor aproveitamento de sua viagem e apreciação completa dos pontos turísticos mais importantes da cidade.
O Réveillon e o Carnaval são as grandes festas da cidade e estão sob a responsabilidade da RIOTUR. A organização, promoção, parcerias, montagens e mobilização de todos os órgãos envolvidos nos eventos são apenas algumas das funções da empresa. |