A Riotur participou ativamente de cinco feiras de turismo apenas no mês de setembro.Os países visitados foram EUA, Costa Rica, França e Chile. No Brasil, a cidade de Santos, em São Paulo completou a maratona de eventos.
A 69ª edição da The Motivation Show, a maior dos EUA voltada para operadores de viagens de incentivo, foi realizada em Chicago, de 24 a 26 de setembro. A Riotur participou através do estande cooperado da Embratur. Na ocasião, divulgou a campanha "Within your reach", desenvolvida em parceria com o RC&VB, Bito e Varig. A campanha, com investimento de US$ 350 mil (a Riotur entrou com US$ 71 mil), visa inserir a cidade no mercado bilionário e ainda pouco explorado no Brasil: o de viagens-prêmio. Ofertadas por grandes empresas aos funcionários que obtiveram o melhor desempenho durante o ano, as viagens de incentivo movimentam cerca de US$ 20 bilhões por ano apenas nos Estados Unidos. Entretanto, apenas cerca de 30 mil americanos deste nicho têm o Rio como destino, o que representa menos de 0,5% do rico mercado. Até o mês de junho serão veiculados anúncios nas principais revistas especializadas dos Estados Unidos.
Já a 26ª Latin America Travel Mart, realizada em San José, na Costa Rica, de 25 a 27 de setembro, manteve um ritmo intenso de bolsa de negócios. A oferta era a América Latina e os compradores ou buyers estavam representados por agentes e operadores da África, Austrália, Europa, Ásia e Américas. Com mais de 300 expositores na feira, um dos destinos que mais chamaram a atenção dos operadores de longínquos locais foi o Rio de Janeiro. Profissionais de países como China, Austrália e Finlândia tiveram presença maciça no estande da Riotur, interessados em informações sobre a cidade.
Na França, a empresa participou da feira Top Resa, realizada na cidade de Deauville, de 19 a 21 de setembro, através de estande cooperado da Embratur. A empresa levou para o evento uma folhetaria temática em francês que foi distribuído para um público formado por mais de 20 mil profissionais, incluindo agentes e operadores, estudantes e jornalistas.
O workshop "O Brasil é de Vocês", destinado a operadores e agentes de viagens, é uma ótima oportunidade para divulgar o Brasil como destino nas principais cidades emissoras de turistas do mundo. Na sua sexta edição na cidade de Santiago, no Chile, realizada no hotel Inter-Continental, no último 24 de setembro, o evento contou com a participação de 34 empresas de sete estados brasileiros, reunindo hotéis, agências de viagens e secretarias de turismo, além da Riotur e do Rio Convention Visitors Bureau. O encontro recebeu um público de cerca de 150 visitantes, onde os empresários brasileiros puderam apresentar seu material promocional ao mercado chileno, divulgando seus produtos, além de estreitar as relações com o Chile.
Segundo a Embratur, coordenadora do evento, dos 4 milhões e 700 mil turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2002, pouco mais de 150 mil foram provenientes do Chile. Este número representa uma queda de 11% em relação ao ano anterior. Para Nilo Sergio Felix, superintendente da Embratur, é preciso reverter este quadro, pois o fluxo chileno vinha apresentando uma curva ascendente em anos anteriores. O "Brasil é de Vocês" conta com o apoio da Varig e da Embaixada do Brasil.
A 20ªAviestur - Feira e Bolsa de Negócios de Turismo - foi realizada no Mendes Convention Center, em Santos. A feira, com seis mil metros quadrados, recebeu um belíssimo estande da Riotur, uma réplica do Cristo Redentor que foi apresentado para mais de 500 agentes de viagens e operadores que visitaram a feira. A abertura do evento foi feita pelo Ministro de Esportes e Turismo, Caio Luiz de Carvalho que discursou sobre os rumos do turismo no país. |