Uma grande exposição é o ponto de partida para um verdadeiro panorama da arte africana no Centro do Rio de Janeiro. O rico acervo da arte africana do Museu Etnológico de Berlim está sendo exibido no Centro Cultural Banco do Brasil desde o início do mês de outubro e, até janeiro de 2004, juntamente com apresentações de grupos teatrais, músicos, palestrantes e cineastas africanos, celebrará as semelhanças e as diferenças entre as culturas africana e brasileira.
A mostra Arte da África, sob curadoria de Peter Junge, curador-chefe do departamento de África do museu berlinense, reúne objetos artísticos dos séculos XV ao XX, de 31 países da África subsaariana. São mais de que 300 peças ocupando mais de 1.000 m² de galerias expositivas, além de um grande mapa do continente, com imagens das peças e de paisagens africanas, instalado no coração do CCBB.
Diariamente, o visitante poderá assistir a performances na rotunda, participar de visitas guiadas às exposições e também das oficinas diversas do programa educativo. E, durante o período da exposição, palestras, encontros com escritores e com cineastas africanos, mostras de filmes, espetáculos teatrais e shows musicais oferecem um painel da arte contemporânea no continente.
Um seminário sobre as questões geopolíticas e econômicas, as relações históricas entre o Brasil e a África, as heranças comuns e a situação da África no mundo atual complementam a programação. |