Para atender todos os jornalistas participantes do 31º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas 2003 – recorde de 810 profissionais de imprensa inscritos – a Assessoria de Comunicação da ABAV Nacional contou com um reforço de equipe, por intermédio da contratação dos serviços da empresa Capta Comunicação, do Rio de Janeiro.
Durante o período de atividades do evento no Riocentro, de 22 a 25 de outubro, tanto os assessores de comunicação como a equipe de apoio concentraram seus esforços desde o atendimento aos profissionais na sala de imprensa até a cobertura jornalística e produção de press releases das cerimônias oficiais, seminários e coletivas de imprensa.
No total, sete jornalistas trabalharam na assessoria de imprensa do evento, além de um fotógrafo e a equipe de atendentes da sala principal e da sala de apoio (oito profissionais).
Equipe de atendimento da sala de imprensa.
"Foram produzidos e disponibilizados mais de 20 textos de todos eventos oficiais da programação, facilitando assim a cobertura dos jornalistas que não poderiam obviamente cobrir todos os seminários simultâneos e plenárias de cada dia. Isso sem contar as dezenas de textos (disponíveis em www.abav.com.br) criados e distribuídos nos dois meses que antecederam o evento e que foram divulgados não só na imprensa do trade, mas também nos cadernos de economia, política e colunas sociais", explica o assessor de Comunicação da ABAV Nacional, Fernando Porto.
Equipe de Jornalistas
Além da cobertura jornalística do evento, os profissionais procuravam informar e atender às necessidades dos jornalistas na sala de imprensa e no credenciamento – coordenada pela assessora Christina Fenerich – e dando apoio às autoridades nos eventos. Da empresa Capta Comunicação, participaram cinco jornalistas na Feira das Américas 2003: Martha Mendes, Ana Cristina Engel, Karina Kovalick, Juliana Rangel, José Henrique Motta e Letícia Furiati.
Conforto aos profissionais
Todo esse conforto foi possível graças ao patrocínio da Prefeitura de São Sebastião pelo terceiro ano consecutivo. "É uma parceria muito importante para nós, principalmente por ser o maior evento turístico do Brasil e um dos mais importantes do mundo", afirma o secretário de Cultura e Turismo de São Sebastião, José Cardim de Souza, acrescentando que o patrocínio permite que os jornalistas recebam material informativo desse badalado município do Litoral Norte paulista. |