Palestrante alerta para aumento das alíquotas do Simples
O aumento das vendas não está diretamente relacionado ao aumento de rentabilidade das agências. Este foi o alerta dado pelo professor do ICABAV (Instituto de Cursos da ABAV) e diretor da Contatur - Serviços de Contabilidade -, Edson Gonçalves, durante o seminário Gestão Financeira Simplificada para Agências de Viagens, realizado na quinta-feira (23/10) , durante o 31º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Exposição de Turismo - Feira das Américas 2003.
"É comum agentes lançarem mão de ferramentas de vendas que muitas vezes reduzem a rentabilidade, simplesmente porque estão totalmente focados no aumento de volume de vendas e não na melhoria da administração da empresa", afirmou o palestrante, que apontou o planejamento empresarial, o controle de fluxo de caixa, a redução "inteligente" dos custos administrativos e financeiros, além de treinamento e qualificação da mão de obra, como principais pontos que não podem ser esquecidos nas empresas prestadoras de serviços.
O especialista chamou atenção para o aumento de 50% nas alíquotas do Simples previsto para acontecer a partir de janeiro do próximo ano. A rentabilidade das agências, que recentemente foram incluídas no sistema simplificado de arrecadação, deve ser atingida pelo reajuste aprovado pelo Governo Federal.
"Ao invés de tentarmos mudar a Lei já aprovada pelo Governo, seria mais importante iniciar um movimento para exigir que os valores estabelecidos na Tabela do Simples sofram também um reajuste", afirmou Edson, estimando que os valores das faixas de faturamento estabelecidas pelo Governo estejam atualmente 135% defasadas.
O professor do ICABAV lembrou ainda que as taxações do Simples incidem sobre o faturamento e não sobre o lucro da empresa optante .Portanto, disse, é necessário estar atento às isenções previstas na Lei. "Não é necessário emitir notas de incentivos de venda, apenas das comissões que recebidas pelas agências".
A CPMF também é outro custo financeiro que precisa considerado. Segundo Edson, em alguns casos essa taxação pode chegar 43% da rentabilidade de uma negociação. Da mesma forma, é preciso que o agente esteja atento à concessão de crédito, que tem que estar adequado aos prazos de pagamento acertados com os fornecedores.
"A implantação de centros de custo vai identificar quais são as vendas que dão resultado e quais as que estão queimando a rentabilidade da empresa. É possível que o agente perceba que tem clientes que se mandasse embora teria um aumento na sua receita", afirmou.
Para o professor do ICABAV, a redução de custos administrativos muitas vezes pode ser alcançada investindo na capacitação profissional dos funcionários ao invés de cortes de custos indiscriminados. "O tempo é o principal produto de quem trabalha com serviços. Quanto maior o número de processos realizados no menor espaço de tempo, maior será a rentabilidade", concluiu.
Informações:
Martha Mendes - 9184-5450 (marthamendes@captaconsult.com.br)
Karina Kovalick - 9166-4044 - (karinakovalick@captaconsult.com.br)
Juliana Rangel - 9177-6404 - (julianarangel@captaconsult.com.br)
Fernando Porto - (11) 9603-3933 - (fernandoporto@abav.com.br)
Christina Fenerich - (11) 9702-3277 - (christina@abav.com.br) |