As antigas diferenças entre o mercado de trabalho e a academia, responsável pela formação dos profissionais para atender a área de turismo, foram postas de lado no segundo dia do Seminário Acadêmico do Projeto Turismo em Curso, realizado durante o 31º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Exposição de Turismo - Feria da Américas 2003, em parceria com o Brasilturis Jornal. O conteúdo final das discussões resultou em um documento oficial que será entregue ao Ministério de Educação.
O principal desafio a ser vencido é a adequação da grade curricular dos cursos de graduação em Turismo às necessidades do mercado. Entre os problemas abordados, o mais grave identificado foi o fato de que a academia vem formando pensadores do turismo enquanto que o mercado precisa de profissionais polivalentes, criativos, que dominem idiomas e tecnologias.
O presidente do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado do Rio de Janeiro, George Irmes, avalia que as matérias de cunho humanístico deveriam ter o enfoque aplicado ao turismo. "Não é para retirar do currículo matérias como Filosofia, Sociologia, Psicológica ou Administração. Elas precisam ser ministradas com o foco no mercado, ou seja, Filosofia aplicada ao turismo".
No entendimento do professor da Universidade Federal do Pará, Álvaro do Espírito Santo, a academia não pode simplesmente reproduzir as práticas do mercado. "O turismólogo tem que ter uma visão crítica do que o mercado vem praticando para poder sugerir soluções que tornem a atividade dinâmica e sintonizada com as novas tendências".
Para a questão da proliferação dos cursos de graduação em Turismo, 550 em todo território nacional, o professor acredita que precise haver maior envolvimento das entidades de classe junto ao Ministério da Educação para autorizar o credenciamento de novas instituições, como já ocorre em outras áreas profissionais.
Pontos abordados no seminário que fazem parte do documento enviado ao Ministério da Educação
. Formação profissional - Flexibilizar e adequar os currículos para fornecer ao mercado profissionais que identifiquem tendências e direcionem os conhecimentos às necessidades do turismo.
. Docência - Corpo docente com conhecimento técnico, visão global do mercado e com habilidade pedagógica.
. Comunicação - Estreitar relações entre a academia e o mercado através de uma informação mais próxima entre a visão técnica e os conteúdos acadêmicos.
. Governo - Criar estratégias que unam os ministérios da Educação, do Turismo e do Trabalho, de modo que se estabeleçam programas permanentes que aproximem todos os setores envolvidos com o turismo.
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