Em um estande de 450 metros quadrados, o Brazil Today Destination é uma das sensações da Feira das Américas ABAV 2003, que acontece de 22 a 23 de outubro, no Riocentro. A área receberá cerca de 100 operadores estrangeiros que nunca comercializaram pacotes com destino ao Brasil. A intenção é que eles concretizem negócios com as operadoras brasileiras de turismo receptivo que ali estarão representadas. O projeto é uma parceria da ABAV com a BITO (Brazilian Incoming Tour Operators, Associação Brasileira dos Operadores de Receptivo Internacional) e conta com o apoio das grandes companhias aéreas internacionais, da brasileira VARIG e da Embratur.
São empresários da França, Itália, Dinamarca, Escandinávia, de países da Ásia e de toda América do Sul e Central. Eles chegarão no dia 23 e serão recepcionados às 15h30 pelo ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, pelo presidente da EMBRATUR, Eduardo Sanovicz, da ABAV Nacional, Tasso Gadzanis, e da BITO, Enrico Lavagetto, além de lideranças parlamentares. (EM SEGUIDA, COLETIVA DE IMPRENSA)
Vera Potter, vice-presidente ABAV Rio e diretora da BITO, comemora:
- No momento em que o governo vem dando prioridade máxima para exportações, esse casamento entre a BITO e a ABAV para a realização deste evento não poderia acontecer em melhor hora. É importantíssimo trazer essas empresas para cá porque são elas que vão vender o nosso país no exterior. É o momento do nosso setor passar a ser reconhecido pelo governo também como um setor exportador. Trazer turistas e divisas para o Brasil é exportar turismo - diz.
A BITO também terá participação no congresso: no dia 25, das 10h às 11h15, o diretor da Convencional, Octavio Mateus Martins, e o diretor da Havas Creative Tours, Francisco Havas (também diretor tesoureiro da BITO) falarão no seminário de Receptivo internacional. Eles irão debater o impacto da crise do setor aéreo no enfraquecimento das agências de viagens e também colocarão em pauta o tema "como capacitar, estabelecendo a excelência e preparando-se para a competitividade".
GOVERNO FEDERAL QUER MAIS FEIRAS E CONVENÇÕES
De olho nesse segmento, a Embratur lançou uma agenda com os 133 maiores encontros de negócios do Brasil para 2004, que reunirão 38 mil empresas e 7 milhões de profissionais, dos quais 45 mil compradores vêm do exterior exclusivamente para as feiras brasileiras. A Embratur vai distribuir o Calendário de Feiras Brasileiras em todos os eventos da Agenda de Promoção Comercial do Turismo Brasileiro 2003/2004, que engloba 30 grandes feiras internacionais de turismo e outras ações promocionais nos principais mercados emissores de turistas ao Brasil. A idéia é atrair compradores internacionais, numa ação inédita do Governo Federal de divulgação das feiras de negócios brasileiras no exterior. |