Os serviços de alimentação a bordo dos navios da Costa Cruzeiros compreendem cinco refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia) já incluídas no preço dos cruzeiros. Em sistema de auto-gestão, a Costa Cruzeiros mantém o padrão de qualidade que consagra a gastronomia como um de seus principais diferenciais competitivos. Nos almoços e jantares, a Costa Cruzeiros oferece diferentes opções em seus cardápios, incluindo antepasto, primeiros pratos, saladas, pratos principais, seleção de queijos e sobremesas. Tudo é acompanhado de uma selecionada carta de vinhos (valor adicional). Além disso, a pizzaria atende em vários horários e o café da manhã pode ser servido na cabine e, ainda, existe também o room service snack 24 horas.
A Costa Cruzeiros oferece serviços diferenciados, que atendem aos hóspedes que preferem a informalidade do almoço à beira da piscina, no deck externo dos navios, compostos por variados tipos de saladas e pratos quentes e, também, a opção de bufê completo, com atendimento à la carte, nos restaurantes. Na escolha dos cardápios, vale a supervisão de chefs italianos experientes e que conhecem o paladar do turista brasileiro.
Clientela exigentes
Os hóspedes da Costa Cruzeiros já estão acostumados à excelência dos serviços prestados. E quem embarca pela primeira vez se acostuma rapidamente a exigir o que há de melhor. Cabe registrar que a empresa sempre alcança os mais elevados índices de satisfação, que superam 98%.
Tudo é estocado de acordo com os mais rigorosos critérios de higiene e os prazos de validade variam, inclusive em razão da procedência de cada produto. Os pães, por exemplo, são produzidos diariamente e sob medida para atender a demanda a bordo.
Além disso, a alimentação a bordo dos navios Costa Cruzeiros mantém sempre a mesma logística, cuidados especiais e padrão de qualidade, mas ganha toda a adequação necessária que atende às propostas gastronômicas que compõem a atmosfera dos cruzeiros temáticos. Por exemplo, no roteiro Super Prata All´Italiana agrega um toque pessoal e inconfundível de um famoso chef sediado no Brasil, como Giancarlo Bolla ou Sauro Scarabotta.
Cardápios especiais
Em todos os cruzeiros existem opções que atendem a dietas vegetarianas. Outro ponto muito interessante foi a introdução, a partir da temporada 2005/2006, do menu infantil. Entre os cuidados especiais com a culinária oferecida aos hóspedes, vale citar a supervisão de cardápio nos cruzeiros temáticos Bem-Estar e Fitness, por parte da nutricionista paulista Mirtes Stancanelli.
Em termos de lucro da companhia com o item alimentação, pode-se afirmar que a rentabilidade é definida pela ocupação das cabines. Para se ter uma idéia, no caso dos navios que virão para o Brasil em 2007/2008, o Costa Magica tem capacidade para 3.470 hóspedes, o Costa Victoria hospeda 2.370 e o Costa Classica 1.680. No que se refere ao pessoal que trabalha com alimentação a bordo, somente em 2004 quase 13 mil funcionários foram treinados, num total de 28 mil horas de atividades.
Parcerias
A Costa Cruzeiros mantém parcerias com restaurantes consagrados na culinária típica de diferentes países e regiões. O Brasil já esteve bem representado no Club Bahia, a bordo do navio Costa Tropicale, com a presença do restaurante Bargaço. Existem também outras opções gourmet, como o conhecido e disputado Restaurante Zeffirino. Não se trata de terceirização do serviço, mas sim de uma parceria que agrega valor. Importante ressaltar que os navios da Costa Cruzeiros integram a Chaine des Rotisseurs, uma confraria francesa de alta cozinha, fundada no século XIII, da qual fazem parte alguns dos melhores restaurantes gastronômicos do mundo. Em síntese, receitas italianas, variedades internacionais, especialidades regionais e opções gourmet compõem o mix de sucesso da Costa Cruzeiros. |