Depois de dez anos, a bandeira italiana voltou a tremular nos navios da Costa e a empresa introduziu um novo conceito nunca visto anteriormente. Com suas dimensões, que o qualificou como o maior navio de passageiros na história marítima da Itália, o Costa Atlantica abriu caminho para as novas diretrizes de desenvolvimento da companhia: cabines confortáveis, a maioria delas com varanda, e um conjunto de atmosferas e ambientações que atraem novos passageiros para uma experiência inesquecível.
Em agosto de 2000, a Costa Cruzeiros anunciou a encomenda do irmão do Costa Atlantica – o Costa Mediterranea. No final de setembro do mesmo ano, a Carnival Corporation, após adquirir todas as ações da Airtours, tornou-se a única acionista da Costa Cruzeiros, de Gênova. Essa mudança representou um incentivo adicional ao Programa de Desenvolvimento da Costa e confirmou um novo acordo com o estaleiro Fincantieri, em Genova Sestri, para a construção de dois novos navios de cruzeiros, com 105 mil toneladas – o Costa Fortuna e o Costa Magica, a serem entregues no final de 2003 e 2004.
A expansão da companhia foi possível à chegada, em junho de 2001, de outro navio, o Costa Tropicale (vendido posteriormente), originalmente pertencente à Carnival Cruise Lines, e que foi completamente reformado dentro do estilo de outros navios da Costa. Além disso, em março de 2001, a Costa anunciou a compra do navio Westerdam, da empresa americana Holland America Line, que entrou em serviço no final de abril 2002 sob o nome de Costa Europa.
No dia 22 de maio de 2003, o Costa Mediterranea, irmão do Costa Atlantica, foi entregue à companhia. No dia 14 de novembro de 2003, o Costa Fortuna, o maior navio da história marítima da Itália, também foi entregue pelo estaleiro Fincantieri à Costa Cruzeiros. No dia 24 de novembro de 2003, inaugurou-se o Palacrociere, novo terminal de navios de cruzeiros em Savona, co-financiado e gerenciado diretamente pela companhia. Em janeiro de 2004, a Costa Cruzeiros aprovou um memorando para a construção de um novo navio – com 112 mil toneladas e capacidade para três mil passageiros em leitos baixos – para ser encomendado ao Fincantieri, e previsto para iniciar suas atividades no verão europeu de 2006. No dia 29 de outubro de 2004, o Costa Magica, irmão do Costa Fortuna, foi entregue pelo Fincantieri.
A Costa está pronta para prosseguir, no terceiro milênio, com um programa de desenvolvimento de sua capacidade, com o objetivo de manter a posição de liderança na Europa, embora a competição venha se acirrando neste segmento de mercado. A moderna frota da Costa deverá conduzir a bandeira italiana pelos mares do mundo, bem como oferecer hospitalidade e estilo artístico a seus passageiros.
Em abril de 2003, a Costa Cruzeiros tornou-se membro da Carnival Corporation & plc, a maior companhia de cruzeiros de férias no mundo. Desde 1º de novembro de 2004, a Costa Cruzeiros S.p.A. adquiriu as marcas AIDA Cruises.
Confira o Perfil institucional da Costa Cruzeiros: press release atualizado dia 17 de dezembro de 2005. |