Enviar notícia  Imprimir    
 
1/6/2004 18:49:00 | Arquivo | Turismo | Cruzeiros Marítimos

A evolução histórica da Costa


A história da Costa Cruzeiros é a história de um sucesso empresarial

A Costa Cruzeiros, iniciou suas atividades em 1854 com o nome de seu fundador, "Giacomo Costa fu Andrea", e começou com o transporte de tecidos e azeite de Gênova para a Sardenha, tendo a seguir especializado-se no transporte marítimo de azeite para os países do Mediterrâneo.

Nos anos 30 começou a tradição de batizar seus navios com os nomes da família: Federico em 1931, Eugenio e Enrico em 1934, Antonietta, Beatrice e Giacomo em 1935. No início da Segunda Guerra Mundial já possuía 8 navios.

Em 1947 a família Costa deu início ao serviço para passageiros de primeira classe, com ar-condicionado. O primeiro navio foi o Maria C, seguido pelo primeiro navio a fazer a travessia do Atlântico: Anna C. Ainda naquele ano a razão social da Giacomo Costa fu Andrea mudou para "Linea C".

Em 1948 começaram a navegar os navios Maria C e Luisa C com destino para a América do Norte. Em 1953 o navio Franca C abre a rota para a Venezuela e as Antilhas.

A inauguração de navios cada vez mais sofisticados, com ar-condicionado na primeira e segunda classe, ambientes elegantes, serviço impecável e conforto passam a distinguir os navios da Costa com seu inconfundível estilo italiano de navegar.

Bianca C, Enrico C, Flavia C, Columbus e Carla C em 1950 são reestruturados para oferecer o melhor aos seus passageiros. Nos estaleiros Ansaldo de Gênova, começa a construção do Federico C, ainda dividido em 3 classes: primeira, segunda e turística mas já com piscina, restaurante e espaços de lazer.

Em 1959, o primeiro navio do mundo completamente destinado aos cruzeiros marítimos de 7 ou 14 dias, o Franca C, realizando cruzeiros nos Estados Unidos, Caribe e Bahamas, e voltado também para pacotes air/sea, muda radicalmente a maneira de se conceber as férias, propondo cruzeiros mesmo a quem tivesse pouco tempo disponível.

Os anos 60 foram de muito sucesso nos percursos para a América do Sul, Caribe, cruzeiros pelo Mediterrâneo, Mar Negro, Brasil, Uruguai e Argentina. O sucesso foi tamanho que, em 1964, começou a construção do navio Eugenio C, que foi batizado como o navio do futuro, eliminando as 3 classes e destinado ao sucesso dos cruzeiros marítimos.

Em 1970 a Costa Cruzeiros enriqueceu sua frota com novos navios, comprados e afretados, como os gêmeos Daphne e Danae, com cruzeiros no Mediterrâneo durante o verão, e para o Caribe no inverno, com alguns cruzeiros no Alasca, Escandinávia, América do Sul, África e Oriente Médio.

Nos anos 80 foi eliminada completamente a divisão de classes, tornando o navio um verdadeiro hotel de cinco estrelas, com bares, teatros, butiques, cassino, discoteca e estando os equipamentos à disposição de todos.

Em l986, melhorando cada vez mais a indústria dos cruzeiros, nasce a Costa Cruzeiros, com os navios Costa Riviera, Costa Marina, Costa Allegra, Costa Clássica, Costa Romantica e, em 1996, o espetacular Costa Victoria. Mencionamos também o Mermoz e o Costa Playa (vendidos recentemente). A Costa Cruzeiros continua navegando... e em julho de 2000 o Costa Atlântica passou a realizar seus primeiros cruzeiros.

Na última temporada verão 2001/2002 que realizou na América do Sul, a armadora italiana incrementou seu ritmo de crescimento no Brasil, dobrando a oferta em relação à temporada anterior. Com a presença de dois novos navios, Costa Classica e Costa Tropicale, o sucesso alcançado (110% de taxa de ocupação, considerando terceiro e quarto hospedes na mesma cabine), assegurou à companhia a maior e melhor temporada de cruzeiros marítimos que já foi realizada na costa brasileira.

A empresa registrou também a conquista do mais elevado índice de satisfação do mercado, apurado com os turistas brasileiros e ampliou a sua rede de distribuição, mantendo e incrementando a parceria com as agências de viagens brasileiras, que sempre foram prestigiadas e valorizadas durante os 53 anos de suas atividades consecutivas no país.

A aposta no crescimento sustentado do mercado de cruzeiros marítimos no Brasil, aliada à experiência de quem hospedou mais de 500 mil brasileiros, garante no cenário internacional competitividade aos destinos turísticos brasileiros.

A reedição atualizada de roteiros turísticos lançados com pioneirismo pela Costa Cruzeiros no Brasil, rumo à Região Nordeste e ao Prata, com escalas em Buenos Aires (Argentina) e Punta De Leste (Uruguai), assim como seus criativos e inovadores cruzeiros temáticos, conquistam a fidelidade de um crescente público e incrementando o hábito das férias a bordo.

Assim, a programação da Costa Cruzeiros para a temporada verão 2002/2003 promete ampliar a sua já fiel carteira de clientes: amantes do inconfundível estilo italiano de navegar, diferenciado pelo tempero brasileiro - testado, experimentado e aprovado como um diferencial competitivo da cia.

A Costa Cruzeiros é uma empresa internacional com escritórios em 19 cidades de 11 países: Gênova, Milão, Roma, Pádua, Turim, Palermo, Paris, Mônaco, Madri, Barcelona, Londres, Frankfurt, Zurique, Miami, México, Buenos Aires, São Paulo e Rio de Janeiro.

Seus navios fazem escalas em 256 portos ao redor do mundo. Costa Cruzeiros é membro da International Maritime Organization (IMO) para a segurança no mar. Opera com as normas MARPOL 73/78 para segurança e higiene (Standard USPH USA) e o Security Guards funciona 24 horas por dia. Todos os navios têm médico com o diploma BLS (Basic Life Support) e ACLS (Advanced Cardiac Life Support). Dos 4.200 funcionários, pertencentes a 52 países, 70% têm menos de 40 anos de idade.

Contando com todo esse histórico de pioneirismo e tradição, a Costa Cruzeiros é uma empresa de alma jovem.

René Hermann, é o diretor geral da Costa Cruzeiros no Brasil.


Mais informações para a imprensa:
Marily Miranda e Izabel Méo
LH Miranda
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 9997-6410
E-mail: marily@pressclub.com.br
Site: http://www.pressclub.com.br


Leia mais sobre a Fonte: COSTA CRUZEIROS

 

Costa Romantica Celebra Primeira Escala em Hong Kong
Arquivo
Turismo

........................................
Costa Cruzeiros mira crescimento do mercado Árabe
Arquivo
Turismo

........................................
Grupo Costa Cruzeiros participa do 33º evento Braztoa
Arquivo
Turismo

........................................
Costa Cruzeiros anuncia temporada 2010/2011 na Braztoa
Arquivo
Administração

........................................
Destinos exclusivos Costa Cruzeiros.
Nota
Turismo

........................................
Costa Cruzeiros ganha dois prêmios na área de sustentabilidade ambiental e renova parceria com a WWF
Arquivo
Turismo

........................................
Grupo Costa Cruzeiros registra crescimento de 8% em número de passageiros
Arquivo
Turismo

........................................
Descubra o mundo navegando Costa
Arquivo
Turismo

........................................
Grupo Costa Cruzeiros presente no 33° evento Braztoa
Arquivo
Turismo

........................................
Costa Deliziosa: Embaixador do selo "Made in Italy"
Arquivo
Decoração e Design

........................................