COSTA CRUZEIROS DOA 100 OLIVEIRAS AO PARQUE NACIONAL CINQUE TERRE PARA REFLORESTAMENTO DE CERCA DE 2.000 METROS QUADRADOS DE TERRAÇOS NATURAIS
BATISMO DO COSTA LUMINOSA E DO COSTA PACIFICA: UM EVENTO DE IMPACTO ZERO
Gênova, 15 de julho de 2009 – A Costa Cruzeiros, maior grupo turístico da Itália e principal companhia de cruzeiros da Europa, plantou hoje 100 mudas de oliveiras certificadas no Parque Nacional Cinque Terre, próximo a Castagnoli di Riomaggiore.
Atenta ao meio ambiente, a Costa Cruzeiros decidiu transformar em um evento de “impacto zero” o grande batismo dos dois últimos navios adicionados à frota, Costa Luminosa e Costa Pacifica, que aconteceu no dia 5 de junho deste ano em Gênova. As emissões de dióxido de carbono produzidas durante o evento que celebrou os dois navios de fabricação italiana com um grande espetáculo de luzes e música e que entrou para o livro Guinness dos recordes serão, portanto, compensadas pelo plantio de 100 oliveiras para o reflorestamento de cerca de 2.000 metros quadrados de terraços no magnífico Parque Nacional Cinque Terre.
A Costa Cruzeiros acredita no turismo responsável e o promove de maneira ativa: suas excursões costeiras também são organizadas de acordo com esta prioridade. A Costa oferece várias excursões de ecoturismo, que consistem de visitas a parques, oásis e reservas naturais, com programas que minimizam o impacto no ecossistema e criam oportunidades econômicas para as comunidades locais.
O respeito pelo meio ambiente sempre foi um dos diferenciais da Costa Cruzeiros. A Costa Cruzeiros é a única companhia de cruzeiros que possui um sistema de gestão ambiental desenvolvido de acordo com os mais recentes padrões internacionais (UNI EN ISO 14001 2004), o que pode ser confirmado pelo Relatório Social e Ambiental preparado de acordo com as diretrizes do Global Reporting Initiative (GRI) e certificado pelo RINA (Registro Naval Italiano).
A Costa Cruzeiros também foi a primeira companhia no mundo a receber do RINA, em 2005, o prêmio “Green Star” em reconhecimento ao seu respeito pelos padrões ambientais relativos à prevenção da poluição do ar e dos mares, que são, na verdade, mais rígidos do que as disposições da Convenção Internacional para Prevenção da Poluição Causada por Navios (Marpol). Este compromisso com a proteção ambiental também pode ser corroborado pela sua parceria com a W.W.F. Itália – iniciada em 2005 – para a preservação e conservação dos oceanos. Este ano a parceria é dedicada a um projeto de conservação do Mar Mediterrâneo.
Em 2007, a Costa Cruzeiros assinou a primeira versão do acordo voluntário "Venice Blue Flag", criado para proteger o meio ambiente e o patrimônio de Veneza. A iniciativa, promulgada pela Câmara Municipal, pelo Comandante Portuário e pela Autoridade Portuária, é projetado para reduzir as emissões atmosféricas. Nos termos deste importante compromisso ambiental, a Costa Cruzeiros, juntamente com os demais signatários do acordo, adota normas mais rigorosas do que as disposições de conformidade ambiental atualmente em vigor para todos os seus navios que fazem escala em Veneza. Por três edições consecutivas, desde 2005, a filial suíça da operadora turística Kuoni premiou a Costa Cruzeiros com o Green Planet Award, que é o maior selo de aprovação ecológica no setor de turismo e viagens, pela gestão e pelo desempenho ecológico exemplares dos seus navios, com o objetivo de minimizar seu impacto ambiental. |