Construído na Itália pela Fincantieri, navio é o primeiro de três a serem entregues em menos de um ano pela companhia italiana; projetado para clientes com alto grau de exigência, o Costa Luminosa é o mais exclusivo navio da frota da Costa Cruzeiros, com cinco grandes inovações hi-tech e foco especial na proteção ambiental;
A embarcação será batizada juntamente com o Costa Pacífica, em Gênova, no dia 5 de junho, em um evento mundial, com a presença do Guinness, que evidencia o “Made in Italy”, com tributo de Frecce Tricolori
Décimo terceiro navio da Costa Cruzeiros – maior grupo de turismo da Itália e empresa de cruzeiros nº1 da Europa -, o Costa Luminosa foi entregue no dia (30/04) pela Fincantieri, líder mundial na construção de navios de cruzeiros, no estaleiro de Marghera, em Veneza.
O Costa Luminosa é o navio mais exclusivo e inovador da Costa Cruzeiros, projetado para clientes com alto grau de exigência. Com 92.600 toneladas, a embarcação tem capacidade para 2.826 passageiros em 1.130 cabines, 772 delas com varanda. Símbolo do “Made in Italy”, a construção do navio exigiu o expertise profissional de três mil funcionários da Fincantieri e aproximadamente 500 companhias ligadas, a maioria italiana, em um investimento total de 450 milhões de euros.
O Costa Luminosa é o primeiro de três navios a serem entregues pela Fincantieri à Costa Cruzeiros em menos de um ano: a entrega do Costa Pacifica (114.500 toneladas e capacidade para 3.780 passageiros), construído no estaleiro Genova Sestri Ponente, está marcada para 29 de maio, e a do Costa Deliziosa, navio-gêmeo do Costa Luminosa, em construção no estaleiro de Marghera, para janeiro de 2010. O plano de expansão de frota da Costa, o maior do mundo, inclui também outros dois navios que estarão prontos em 2012. As cinco novas embarcações representam um incremento de 50% na capacidade oferecida pela frota Costa, a maior da Europa: em 2012 serão 17 navios com capacidade total de 46.400 passageiros.
O Costa Luminosa representa um novo tipo de navio da frota Costa, projetado para convidados que buscam nada mais do que o melhor. A começar pela questão ambiental: o navio é o primeiro na Itália e um dos primeiros do mundo a ser equipado com o “cold ironing”, sistema especial que permite que os navios atracados recebam energia vinda da costa sem a necessidade de manter os motores ligados para a alimentação dos geradores a bordo.
O estilo das partes interiores, desenhados pelo talentoso arquiteto e decorador Joseph Farcus, é inspirado pela conceito de luz em todas as formas. O Costa Luminosa antecipa tendências de design contemporâneas graças a um estilo de vanguarda, com seu interior decorado com materiais de qualidade Premium (20 diferentes tipos de mármore, madeira, madre pérola, granito, 120 lâmpadas feitas com La Murrina (vidro Murano) e o uso de luzes LED. Além disso, 288 obras de arte originais e 4.700 réplicas foram encomendadas especialmente para o navio, como a escultura “Donna Sdraiata 2004” (Reclining Woman 2004), de Fernando Botero, localizada no hall central.
O Costa Luminosa será batizado juntamente com o Costa Pacifica, em 5 de junho, no Porto de Gênova. Esta será a primeira vez no mundo que dois navios de cruzeiros serão batizados ao mesmo tempo, no mesmo lugar: um grande evento que terá a presença do Guinness World Records, o livro dos recordes, para verificação, e a exibição da equipe nacional acrobática Frecce Tricolori. O show criado excepcionalmente para o evento, “Retrato Italiano em Música e Luz”, será um tributo a habilidade de todos os italianos de transformarem sonhos em realidade. Partindo do tema inspirador dos navios – música para Costa Pacifica e luz para o Costa Luminosa – o show vai propor um jornada pelo melhor dos artistas e talentos italianos ao redor do mundo. O trabalho inclui performances musicais e artísticas de algumas das mais importantes figuras da cena italiana e internacional, acompanhado pelo maetro Mauro Pagani, renomado músico italiano com 30 anos de experiência que compôs a trilha sonora do Costa Pacifica, o primeiro “navio da música”. A noite chegará ao fim com um show de luzes, música e fogos de artifício que envolvera toda a cidade de Gênova.
A primeira partida do Costa Luminosa está marcada para 5 de maio, em Veneza, em um itinerário de dez dias para o Mediterrâneo (Cruzeiro Vernissage) com dois dias em Istambul e chamadas diárias em Bari, Olímpia (Grécia). Rhodes (Grécia), Izmir (Turquia), Mykonos (Grécia) e Atenas (Grécia). Em seguida será realizado um mini-cruzeiro também no Mediterrâneo Oriental (Mini-Cruzeiro Vernissage), saindo de Veneza em 15 de maio. Na Europa, as operações do navio terão início com uma grande viagem inaugural, de Civitavecchia a Amsterdã, com uma cerimônia de batismo. No verão europeu de 2009, o Costa Luminosa fará cruzeiros de 11 a 14 dias para as capitais bálticas, os fiordes noruegueses e Cabo Norte. No inverno, serão operações em Dubai, com cruzeiros de sete noites pelo Golfo Árabe (Dubai, Muscat, Fujairah, Abu Dhabi, Bahrain, Dubai). |