Pier Luigi Foschi, 62 anos, milanês de nascimento e genovês por adoção, assumiu o comando da Costa Crociere após uma longa e bem sucedida experiência internacional na Otis, empresa líder mundial no segmento de elevadores e integrante do grupo UTC (United Technologies Corporation), um dos 150 maiores conglomerados industriais do planeta. Nessa empresa, Foschi ocupou posições de crescente responsabilidade, entre 1974 e 1997. Em 1990, depois de cargos na Itália e França, Pier Luigi Foschi se transferiu para Hong Kong e sucessivamente Singapura, como vice-presidente executivo das operações Ásia/Pacífico da OTIS, tendo sob sua responsabilidade 14 países, da Mongólia à Austrália, da Índia ao Japão. Nesse período ele dirigiu uma organização de mais de 18.000 pessoas, com faturamento global de 1,8 bilhões de dólares.
Em outubro de 1997 ele deixou a Otis para ingressar na Costa Crociere S.p.A como CEO, e em 27 de janeiro de 2000, passou a ser também Chairman – cargos que ocupa atualmente. Em 2003, Foschi passou também a integrar o Conselho de Administração da Carnival Corporation & plc, sendo responsável pelas cruise lines desse grupo que operam no continente europeu: Costa Crociere, AIDA Cruises e Iberocruceros. Além disso, é vice-presidente da Confitarma, a confederação dos armadores italianos, e foi o fundador e o primeiro presidente do European Cruise Council – organização que reúne as principais companhias de cruzeiro da Europa. Em 2007 entrou para o “Club 33”, a lista das 33 personalidades mais importantes e influentes no turismo mundial, elaborada pela publicação norte-americana Travel Weekly.
Um dos poucos managers italianos a ter ocupado posições-chave em nível internacional em grandes empresas multinacionais, Pier Luigi Foschi fala fluentemente inglês e francês. Especializou-se no Instituto INSEAD de Fointainebleau, França, depois de concluir estudos econômicos.
Clique aqui para mais informações.
|