Costa Luminosa e Costa Pacifica foram inaugurados tecnicamente na última sexta-feira (27/06) nos estaleiros da Fincantieri na Itália. A cerimônia de batismo dos dois navios também será conjunta e está marcada para 5 de junho de 2009, um evento sem precedentes na indústria global de cruzeiros. Além disso, a companhia anunciou o nome do novo navio que será entregue em 2010.
Gênova – 30 de Junho de 2008 – A companhia italiana Costa Cruzeiros, número um na Itália e em toda a Europa, e a Fincantieri, empresa líder mundial na construção de navios de cruzeiros, são mais uma vez protagonistas de um novo recorde: pela primeira vez na história da indústria, dois navios foram lançados no mesmo dia. Respectivamente o 13º e o 14º navio que comporão a frota Costa - o Costa Luminosa e o Costa Pacifica - entrarão em serviço já em 2009.O Costa Luminosa, que poderá acomodar até 2.828 hóspedes com 92.700 toneladas, foi lançado no estaleiro da Fincantieri em Marghera (província de Veneza) e contou com a presença de Renato Brunetta, Ministro de Administração Pública e Inovação da Itália. Já o Costa Pacifica, com capacidade total para 3.780 passageiros e 114.500 toneladas, foi inaugurado no mesmo dia em Gênova, no estaleiro Sestri Ponente.
Clique aqui e veja as fotos
O lançamento simultâneo representa um evento sem precedentes na história da indústria marítima global, prova do forte poder empreendedor das duas companhias. A Costa Cruzeiros investiu mais de 900 milhões de Euros na construção desses dois novos navios, que contou com o trabalho de mais de 6.000 profissionais, entre funcionários do Fincantieri e mais 500 colaboradores contratados.
As duas cerimônias foram marcadas pelo que é conhecido por “inauguração flutuante”, de acordo com o protocolo seguido pela tradição marítima. Depois que o plano inclinado de cada um dos navios foi gradualmente sendo imerso – base sobre a qual as embarcações tomam forma – os cascos do Costa Luminosa e do Costa Pacifica tocaram o mar pela primeira vez. A inauguração terminou com a soldagem de uma moeda onde será a base do mastro principal do navio, o que pela tradição é sinal de bons presságios.
“Este duplo lançamento é um exemplo concreto do sucesso empreendedor de duas companhias italianas e igualmente representa um marco na expansão de nossa frota, que terá 17 navios em 2012,” afirmou o presidente e CEO da Costa Cruises S.p.A. Group, Pier Luigi Foschi. “O Costa Luminosa e o Costa Pacifica combinam o melhor em termos de produto e incluem também inovações exclusivas, nos colocando em uma posição única entre as operadoras turísticas.”
Até o final desse ano os trabalhos continuam nos dois navios, período em que serão realizados os ajustes finais e decoração de interiores. O Costa Luminosa está previsto para ser entregue em abril de 2009, e o Costa Pacifica em maio do mesmo ano. As cerimônias de batismo serão também acontecimentos únicos no mercado mundial: os dois novos navios da frota serão batizados juntos no dia 5 de junho de 2009, em Gênova, cidade na qual a Costa Cruzeiros – que celebra seu 60º aniversário – tem sua sede. Pela primeira vez, os passageiros que fizerem suas reservas para o cruzeiro inaugural em cada um dos navios poderão acompanhar a cerimônia de batismo.
Costa Deliziosa em 2010
Também durante as duas cerimônias, a companhia anunciou o nome de seu próximo navio, gêmeo do Costa Luminosa, escalado para entrar em serviço na primavera de 2010. Será o Costa Deliziosa. A primeira parte de sua construção já foi realizada no estaleiro de Ancona, e em breve será levada até Marghera, onde a parte superior será colocada no dia 3 de julho. O programa de expansão da frota inclui a introdução de 5 novos navios até 2012, todos construídos na Itália pelo estaleiros Fincantieri, com investimento total de 2.4 bilhões de Euros.
Além do Costa Pacifica, Costa Luminosa e Costa Deliziosa, outros dois navios gêmeos entrarão em serviço nas primaveras de 2011 e 2012. A frota da Costa Cruzeiros terá então 17 unidades e capacidade para transportar cerca de 46.400 hóspedes, o que representa um aumento de 50% em relação a atual capacidade.
Costa Luminosa
Com capacidade total para 2.828 hóspedes, esse será um navio único, com as principais tendências do design contemporâneo, uma perfeita combinação de excelência em serviço e surpreendente decoração interior. Na vanguarda da frota, o Costa Luminosa será o mais exclusivo navio da Costa e o mais inovador navio de cruzeiros, projetado para ir além das expectativas até dos mais exigentes hóspedes. As principais inovações incluem cinema 4D; espaço de shows com efeitos especiais; simulador de Golf que projeta 37 campos virtuais mais uma aérea externa de 90m²; o Samsara spa e 772 cabines com varanda de um total de 1.130 cabines, o que o torna o navio da frota com a maior porcentagem de cabines com varandas privativas – 68%.
Costa Pacifica
Com capacidade total para 3.780 hóspedes, o gêmeo do Costa Concordia e do Costa Serena, será o navio dedicado à musica, que não será apenas o tema central da decoração dos ambientes, mas também a base de toda a experiência que levará o hóspede a uma “jornada musical” durante os dias de navegação. Assim como o Costa Luminosa, o Costa Pacifica também contará com os atrativos inovadores oferecidos pela companhia: Samsara spa com uma área de 6000 m², cabines com acesso direto ao spa e restaurante dedicado com menu especial; simulador de Grand Prix, área central que se estende por dois decks com teto panorâmico de vidro e telão de 18m².
Sobre a Costa Cruzeiros - Companhia italiana líder de mercado na Itália e Europa, que nos últimos 60 anos singrou os mares ao redor do mundo, oferecendo o melhor do estilo italiano, hospitalidade e culinária e proporcionando férias dos sonhos, com o que há de mais moderno em entretenimento. Em 2007 transportou um total de 1 milhão e 100 mil hóspedes, marca histórica em toda a indústria de cruzeiros na Europa. Sua frota, a maior e mais avançada da Europa, conta com 12 navios em operação e outros cinco em construção, cada um com características distintas e estilo único. Em 2012 a armadora deverá operar uma frota de 17 navios, todos de bandeira italiana, com capacidade total para 36.800 hóspedes. A Costa Cruzeiros percorre os mais diversos destinos, cerca de 250 todos os anos, nas regiões do Mediterrâneo, Norte Europeu, Mar Báltico, Caribe, América do Sul, Emirados Árabes Unidos, Extremo Oriente e Oceano Índico.
A Costa Cruzeiros possui a certificação RINA (Registro Italiano de Navegação) com o BEST4, sistema integrado de notação voluntária de cumprimento corporativo dos mais altos padrões de responsabilidade social (SA 8000, em 2001), ambiental (UNI EN ISO 14001, 2004), segurança (OHSAS 18001, 1999) e qualidade (UNI EN ISO 9001, 2000). A companhia é parceira oficial da WWF para a proteção de ecorregiões marinhas no Mediterrâneo, Grandes Antilhas e Brasil.
|