Dois blocos, de 444 e 280 toneladas, dão forma ao “coração” deste teatro ultramoderno, capaz de criar efeitos especiais em um verdadeiro show de luzes e cores para entreter os hóspedes.
Prosseguem no estaleiro da Fincantieri, em Marghera, os trabalhos para a construção do Costa Luminosa, o próximo navio da frota da Costa Cruzeiros a ser entregue. Dois blocos pesando cada um 444 e 280 toneladas foram colocados sob a base da embarcação e constituirão o "coração" do novo teatro. O espaço terá capacidade para 800 pessoas e contará também com um amplo anfiteatro de três andares.
A entrega do Costa Luminosa, de 92.700 toneladas e acomodação para até 2.828 hóspedes, está prevista para abril de 2009. De estilo único, assim como os demais navios que fazem parte da frota Costa, o navio terá o que há de mais moderno em termos de design, privilegiando a harmonia entre a excelência do serviço e a suntuosidade dos ambientes. O Costa Luminosa será o mais inovador produto da Costa, projetado para satisfazer os hóspedes mais exigentes: wellness, entretenimento, roteiros exclusivos, arte, culinária e bebidas requintadas, atividades relaxantes e espaços intimistas para casais e famílias.
O teatro, que começa a ganhar forma, será a principal inovação no que diz respeito ao entretenimento a bordo. Trata-se de uma estrutura altamente sofisticada, com uma área de 1.300 m², altura de aproximadamente 10 metros e capacidade para 800 espectadores. Os atrativos e a tecnologia disponíveis serão similares àqueles encontrados nas melhores casas de espetáculos em terra. A avançada tecnologia “LED” assegurará maior potencial aos efeitos especiais, que prometem ser um show à parte.
Assim como todos os teatros dos navios da Costa, o do Costa Luminosa apresentará shows musicais com produção própria da Costa Cruzeiros: trechos de musicais da Broadway, reprodução de cenários e trajes originais, e elenco de até 14 cantores e bailarinos. Em cada cruzeiro são apresentados de dois a três shows, com duração de aproximadamente 45 minutos, em dois turnos diários.
Em toda a frota da companhia são atualmente 12 teatros, um em cada navio, com capacidade de 300 a 1.350 lugares. A bordo, são mais 140 artistas profissionais e cerca de 50 técnicos de iluminação e som. A utilização das últimas novidades em equipamentos demonstra o alto padrão dos shows a bordo, comparáveis às apresentações dos mais modernos centros de entretenimento ao redor do mundo.
Nos mais modernos navios da companhia, os teatros são equipados com tecnologia de ponta, como painel de áudio digital que permite operações totalmente automatizadas (microfone, controle de efeitos sonoros, sincronização do som com o sistema de iluminação, comando de vídeo e palco), avançado sistema "Dolby surround", que realça o som stereo em todo o auditório, controle do palco por computador com software dedicado à abertura e fechamento das cortinas, controle remoto para as barras de sustentação, estrutura giratória do palco e local para banda musical. Além disso, há o sistema de “laser show”, capaz de projetar clipes e imagens, através de dois feixes monocromáticos e um multicor, nos mais de 26 espelhos espalhados pelo teatro.
Para o mercado brasileiro, a novidade vem ao encontro da consagração de grandes shows a bordo como forte atrativo para os turistas. Importantes nomes da música e da dança brasileira poderão contar com estruturas cada vez mais modernas e profissionais em suas apresentações durante os cruzeiros na América do Sul. “A Costa investe continuamente para oferecer o máximo de qualidade aos cruzeiristas. Com a parte artística não poderia ser diferente: além das inúmeras obras de arte que expõe a bordo, a qualidade dos espetáculos também se sobressai com tal tecnologia embarcada. Os artistas certamente sentem-se mais prestigiados”, reforça Renê Hermann, diretor geral da Costa Cruzeiros na América do Sul.
A Costa Cruzeiros possui, atualmente, 12 navios em operação e cinco em construção, a maior encomenda de uma companhia marítima em todo o mundo; em 2012 terá uma frota de 17 embarcações com capacidade total para 46.400 hóspedes. Além do Costa Luminosa, outras quatro construções são esperadas: uma de 92.700 toneladas e três de 114.500 toneladas, todas a cargo do estaleiro Fincatieri, em Marghera e Sestri Ponente (Gênova), na Itália. O programa de expansão da armadora, que teve início em 2000, envolve investimentos na ordem de 5.5 bilhões de Euros com a introdução de 13 novos navios na frota, entre 2000 e 2012.
Clique aqui e veja algumas imagens da contrução do navio.
Sobre a Costa Cruzeiros - Companhia italiana líder de mercado na Itália e Europa, comemora 60 anos de história. Em 2007 transportou um total de 1 milhão e 100 mil hóspedes, marca histórica em toda a indústria de cruzeiros na Europa. Sua frota, a maior e mais avançada da Europa, conta com 12 navios em operação e outros cinco em construção, cada um com características distintas e estilo único. Em 2012 a armadora deverá operar uma frota de 17 navios, todos de bandeira italiana, com capacidade total para 36.800 hóspedes. A Costa Cruzeiros percorre os mais diversos destinos, cerca de 250 todos os anos, nas regiões do Mediterrâneo, Norte Europeu, Mar Báltico, Caribe, América do Sul, Emirados Árabes Unidos, Extremo Oriente e Oceano Índico.
A Costa Cruzeiros possui a certificação RINA (Registro Italiano de Navegação) com o BEST4, sistema integrado de notação voluntária de cumprimento corporativo dos mais altos padrões de responsabilidade social (SA 8000, em 2001), ambiental (UNI EN ISO 14001, 1996), segurança (OHSAS 18001, 1999) e qualidade (UNI EN ISO 9001, 2000). A companhia é parceira oficial da WWF para a proteção de ecorregiões marinhas no Mediterrâneo, Grandes Antilhas e Brasil.
A Costa Cruzeiros é parte do Costa Crociere S.p.A Group, que também opera as marcas AIDA Cruises - companhia marítima número um para o mercado alemão, com quatro navios em serviço e 5 sob encomenda - e Iberocruceros, baseada na Espanha e com dois navios em operação e um em construção. Todos os navios da frota da Costa Cruzeiros SpA possuem bandeira italiana. A Costa Crociere SpA está entre as 20 maiores empresas da Itália, segundo dois importantes rankings realizados em 2007, o Mediobanca sales & profitability ranking - que analisa 3.600 companhias italianas com rendimento superior a 50 milhões de Euros – e Busacca & Associati’s Observatory, que cobre 1.600 empresas. A Costa Crociere S.p.A é membro da Carnival Corporation & plc (NYSE/LSE: CCL; NYSE: CUK), a maior operadora de cruzeiros marítimos do mundo.
|