Finançasâ foi o tema conduzido por LĂșcio Oliveira, com participação do especialista na ĂĄrea, Eduardo Ramos
Mais de 60 agentes de viagens lotaram as dependĂȘncias da Abav Nacional, na manhĂŁ desta terça-feira, 18, para participar 66Âș FĂłrum Executivo da Abav-SP. Desse total, cerca de 40 profissionais eram constituĂdos de nĂŁo associados Ă entidade â mas membros da UNAV â UniĂŁo Nacional de AgĂȘncias de Viagens. Segundo InĂȘs Melo, da Stanfer, que vai se associar Ă Abav, movimento surgiu em Santos (SP) e ganhou adesĂ”es Brasil afora. Conta com cerca de 250 participantes e se posiciona como detentora de papel complementar ao da Abav.
Ao fazer a abertura do encontro, o presidente da Abav-SP, Marcos BalsamĂŁo, anunciou a presença de Vanessa Godoy, diretora da EMB â Escola de Magia e Bruxaria do Brasil e, tambĂ©m, agente de viagens. A convidada apresentou um case de sucesso em inovação e marketing de nicho.
âInvestimos 15 salĂĄrios mĂnimos em marketing e no bloqueio do Castelo Nacional Inn de Campos do JordĂŁo, para a realização de imersĂŁo inspirada na saga de Harry Potter. Nosso retorno: 1.087 salĂĄrios mĂnimos; 1 milhĂŁo de reais em mĂdia espontĂąnea; 386 mil curtidas; e mailing qualificado de 23 mil pessoasâ, contabiliza Vanessa Godoi
Raquel Patti, sĂłcia da Jural Consultoria, especializada em GestĂŁo EstratĂ©gica de Pessoas, falou da parceria com a Abav-SP e do projeto de mapeamento do setor de RH. âNosso objetivo Ă© identificar gargalos e apresentar soluçÔes. Em breve, todos os associados receberĂŁo um informativo sobre o temaâ, explica Raquel Patti.
Wellington Miyazaki, gerente da VEPCA â escola de inglĂȘs corporativo para o setor de turismo â falou da parceria com a Abav-SP. âTodos os associados fazem jus a benefĂcios exclusivos em cursos de lĂngua inglesaâ, resumiu o executivo.
Lucro e Longevidade
O especialista LĂșcio Oliveira destacou, na abordagem sobre o tema do evento â âFinançasâ Ââ que âo lucro Ă© o que garante a longevidade de uma empresaâ. Acrescentou que a lucratividade deve ficar em torno de 2% do faturamento e chamou atenção para a importĂąncia da anĂĄlise de rentabilidade e do ponto de equilĂbrio. âĂ bom frisar que capital de giro nĂŁo serve para dar crĂ©dito ao cliente â e sim para garantir o equilĂbrio do negĂłcioâ, aponta Oliveira.
Eduardo Ramos, especialista em finanças e facilitador da apresentação do tema, afirmou que âpara atender grandes empresas, Ă© necessĂĄrio incluir no portfĂłlio da agĂȘncia o serviço financeiro. Clientes corporativos com esse perfil costumam exigir prazos de pagamento. Ademais, a ĂĄrea financeira Ă© o pulmĂŁo das agĂȘncias e dinheiro Ă© oxigĂȘnio que entra e saiâ. Entre as dicas, Ramos disse que negociar o pagamento antecipado para fornecedores pode gerar bons resultados para ambos os lados. E chamou a atenção para as diversas linhas de crĂ©dito disponĂveis no mercado
Todos os participantes do 66Âș FĂłrum Executivo Abav-SP foram convidados a responder pesquisa sobre o tema âFinançasâ. A tabulação dos dados serĂĄ concluĂda em 25/07. âMais uma vez, foi gratificante a presença significativa e participativa dos agentes de viagens inscritos. Em formato dinĂąmico e objetivo, conseguimos trocar ideias e difundir conhecimento especĂfico ao agenciamento de viagensâ, conclui o presidente da Abav-SP, Marcos BalsamĂŁo.
|