PERGUNTAS
01-) Para aqueles que não são do turismo, qual é a importância da ABAV Nacional e como atua a ABAV São Paulo?
Marcos Balsamão: A ABAV Nacional, fundada há mais de 60 anos, é uma instituição plenamente consolidada, cuja importância extrapola o setor estrito do turismo. Ao longo dos anos, participou de discussões e influenciou decisões afetas à economia como um todo. Já a ABAV-SP, que integra o Sistema ABAV capilarizado em todos os estados da Federação e Distrito Federal, representa o anseio paulista por mais desenvolvimento integral e sustentável, onde os negócios do turismo têm peso considerável.
02-) Quais os objetivos da ABAV-SP para o ano de 2017? Os agentes de viagens associados podem esperar por mais benefícios?
Marcos Balsamão: Temos sustentando, desde o início da nossa gestão, no final de 2015, que o associado é o cliente primordial da entidade. Temos feito um empenho continuado e consistente para ampliar a presença do associado nos fóruns que realizamos ao longo do ano, focalizando temas que derivam das próprias inquietações dos abavianos paulistas. Lançamos, com pioneirismo, um programa vigoroso de capacitações online, por meio da Plataforma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Por outro lado, invertendo a questão sobre o que a ABAV-SP pode fazer pelo associado, indagamos também o que o associado pode fazer para fortalecer a entidade, que é a sua legítima representante. É desta clareza de papéis e troca constante de informações e experiências que extraímos a sinergia necessária para alcançar os melhores resultados.
03-) A Associação apoia a iniciativa do prefeito João Doria e criou o slogan "Cidade Limpa é Mais Turismo". Quais os benefícios desta ação para os agentes de viagens paulistas?
Marcos Balsamão: A limpeza é item básico para as cidades se tornarem mais atrativas e melhor avaliadas pelo olho do turista e do cidadão em geral. Após eu ter enviado ao prefeito um e-mail elogiando o programa de zeladoria e, ainda, declarar disposição para colaborar, enquanto cidadão, o trade turístico, sob a coordenação do Skal-SP, mobilizou a manifestação coletiva do último dia 11 de fevereiro, que contou com a presença de mais de 250 lideranças setoriais. O prefeito João Dória, por meio do “Cidade Linda”, ganhou a adesão de todas as entidades que lidam com o turismo, a partir do chamado centro velho de São Paulo. Agora, o programa avança em direção às regiões mais periféricas da cidade. Essa tomada de consciência, não tenho dúvida, tornará o destino paulistano mais convidativo, o que é bom para a indústria do turismo no seu todo.
04-) Cada vez mais sentimos a necessidade de aplicar conhecimento e criar profissionais que estejam baseados em uma realidade de mercado e a ABAV-SP sempre busca apresentar diversas e importantes ações de capacitação. Poderia comentar mais sobre isso?
Marcos Balsamão: Conforme assinalei na segunda resposta, nossa gestão investe forte na oferta de cursos e atividades de capacitação profissional, realizados com uso das avançadas técnicas de EaD (ensino a distância), cursos presenciais e “in company” - para associados e não associados. A grade é bastante variada, contemplando temas fundamentais para o melhor desempenho dos agentes de viagens e colaboradores. Em um cenário cada vez mais competitivo, em que cresce o grau de exigência do viajante, o novo agente de viagens precisa se capacitar para oferecer consultoria especializada. Além disso, nossos cursos abrangem todos os pontos relevantes da gestão de uma agência, reduzindo custos, simplificando processos e melhorando a produtividade.
05-) Os agentes de viagens paulistas estão mostrando uma reação positiva neste início deste ano; Quais as tendências de mercado e como a ABAV-SP interage nesses novos rumos e novos negócios?
Marcos Balsamão: De fato, costumamos dizer que a economia do país, de uns meses para cá, parou de piorar. E neste início de 2017, aumentam os sinais de uma retomada efetiva da economia, que inclui as atividades turísticas. Tanto as viagens a negócios como as voltadas para o lazer, inibidas na fase mais aguda da crise, estão voltando para a agenda das empresas e das pessoas. Por isso, temos intensificado a oferta de capacitações, de modo que o agenciamento de viagens paulista saiba fazer a leitura correta das tendências que se desenham e volte a fazer bons negócios.
|