Com o apoio de Francisco Leme da Silva, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens, e da atual diretoria da Abav-SP, Marcos Balsamão acaba de ser oficialmente eleito e aclamado o novo presidente da entidade para o biênio 2015-2017.
A chapa Valorização, que é encabeça por Balsamão, tem, como um de seus principais objetivos, contribuir com a constante qualificação e instrumentalização das agências de viagens associadas. “Nós vamos fortalecer a marca Abav-SP enquanto referência de conhecimento, capacitação e constante atualização profissional”, resume Balsamão.
Egresso do Grupo Pão de Açúcar, onde iniciou as suas atividades em 1974, o novo presidente entrou para o mercado de viagens e turismo em 1980, ao ingressar na companhia aérea Transbrasil, na qual exerceu funções como executivo nas áreas de Planejamento, Estatística de Operações e Comercial até 1987, quando então assumiu na TAM (Brasil Central Linhas Aéreas) a Gerência Regional, com atuação no Norte do Brasil e em São Paulo. Nos últimos 25 anos, Balsamão atua em Agências de Viagens voltadas para o mercado de viagens corporativas, tendo sido diretor geral em São Paulo da Avipam Turismo, a partir de 1994. Dez anos depois, ele ingressou como sócio diretor da Alatur e, hoje, é vice-presidente e conselheiro da empresa, além de diretor e conselheiro da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).
“Conheço os diferentes elos do setor e sei que existem motivos de sobra para que todos eles contribuam com a valorização das agências de viagens associadas à marca Abav-SP”, afirma o recém-eleito presidente da chapa Valorização.
Além de dar continuidade às ações empreendidas por Leme, com a oferta de mais serviços e benefícios direcionados especialmente para as pequenas e médias agências de viagens, a atual diretoria da Abav-SP realizará ações para revigorar a entidade por meio da participação associativa. “Somente a união de forças, aliada à efetiva participação de todos os interessados ampliará o reconhecimento da marca Abav-SP como diferencial competitivo”, reiterou Balsamão.
De acordo com os integrantes da nova diretoria, é preciso que juntos os representantes das mais de 500 agências de viagens associadas da Abav-SP saibam como agregar máxima agilidade, produtividade e precisão de informações; para proporcionarem sempre as opções mais adequadas às necessidades e disponibilidades dos clientes, que cada vez mais exigem a qualidade de serviços e o atendimento sob medida.
As quatro diretrizes básicas, instituídas na gestão de Francisco Leme, serão mantidas. São elas: 1-) Mobilização da diretoria, buscando ampliar a participação associativa com foco na geração de mais benefícios para as agências de viagens associadas; 2-) Aumento da percepção do valor agregado pelas agências de viagens à rede de distribuição e vendas do setor como um todo, por meio do alinhamento de ações coordenadas com entidades congêneres; 3-) Fortalecimento do Sistema Abav, a partir da atuação regional direcionada ao efetivo enfrentamento de temas relevantes com impacto direto sobre o desempenho dos negócios das agências de viagens; e 4-) Redução dos custos, com a geração de receitas excedentes para a entidade, a partir de parcerias que possibilitem investir, cada vez mais, na qualificação profissional como diferencial competitivo para as agência de viagens associadas.
Com a reformulação do portal www.abavsp.com.br, iniciada na gestão de Leme, a entidade pretende ainda proporcionar mais visibilidade às agências de viagens associadas, reservando um espaço online para a exposição permanente dos diferenciais que qualificam e recomendam os serviços prestados por cada uma delas.
A comunicação interna também será incrementada, com a criação e o impulsionamento de conteúdos nas redes sociais (Facebook, Twitter e Press Club), a partir da atualização, ampliação e segmentação dos mailings da entidade. “Com mais informações sobre as agências de viagens associadas ofereceremos cursos e atividades de capacitação profissional sob medida”, antecipa Balsamão.
|