Tema provocou debate sobre a real utilidade da plataforma na rotina do agente de viagens
A ABAV-SP promoveu na manhã de ontem (29), a 48° edição do Fórum Executivo, com a presença de Cássio Salles Oliveira, vice-presidente de Mercado e Produto da Rextur Advance. O palestrante iniciou o fórum com um panorama sobre a origem dos sistemas de reservas GDS (Global Distribution System) nos anos 70 e 80 e discorreu sobre as funcionalidades da plataforma New Distribution Capability (NDC), criado pela IATA (International Air Transport Association).
Na oportunidade, Oliveira destacou que o NDC terá em sua plataforma os serviços adicionais (ancillaries fees), tais como assento e assento conforto, bagagem e bagagem de mão, vÃdeo a bordo, embarque preferencial, liberação imigração, refeição, flexibilidade de serviços, entre outros, que atualmente só estão disponÃveis nos sites das companhias aéreas.
O palestrante apresentou um vÃdeo oficial da associação, em português, no qual apresentava os benefÃcios da plataforma, listando-os em uma animação descontraÃda e objetiva, demonstrando que o NDC agregará valor ao trabalho do agente de viagem, sem excluÃ-lo da intermediação. Dentre os benefÃcios, foi destacado o fluxo de informações através do padrão XML, a atualização imediata do preço final e limitar a sua busca, compra personalizada, fácil acesso à s informações dos produtos (alimentação, wi-fi, etc), além da clareza de itinerários e voos, dentre outros.
Oliveira encerrou o fórum destacando que, no momento, a plataforma é utilizada somente para testes por uma companhia aérea internacional, mas a previsão é que ela entre no mercado até 2017.
Clique aqui e confira a galeria de imagens.
|