Entidade contou com presença de Mário Carlos Beni, especialista em turismo
Sob o tema “Mercado de viagens: planejamento e gestão estratégica”, Mário Carlos Beni, docente na Universidade de São Paulo (USP), esteve na manhã de ontem (29) palestrando no 45° Fórum Executivo da Abav-SP.
Graduado em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal Fluminense em 1968, com mestrado em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo em 1981 e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo em 1988, atualmente Beni é professor adjunto 4 da Universidade de Brasília. Com larga experiência em turismo, o docente é colaborador em importantes periódicos de turismo no Brasil e no exterior.
Durante o evento, Beni falou sobre o crescimento constante e gradual do turismo internacional ser fundamental para a aceleração no processo da globalização. Com o avanço tecnológico nos transportes e nas comunicações, as tarifas foram reduzidas, tornando mais acessíveis a procura pelas viagens ao redor do mundo.
Se antigamente o turismo era visto como rentável somente para países especializados na excelência da oferta diferencial, Beni destaca que atualmente os países mais pobres também conseguem se integrar à economia mundial, identificando estratégias globais para desenvolver e comercializar o turismo de base local. O docente ressaltou ainda a importância do trabalho local com a população e como contribuiu para o crescimento e mudança da estrutura em todos os setores do turismo.
Segundo Beni, no Brasil as empresas ligadas ao turismo contam com recursos humanos abaixo da média da economia, devido à baixa produtividade dos contratados, tornando o mercado menos competitivo em relação aos preços praticados internacionalmente, acarretando também uma não competitividade de mão de obra e capital no mercado doméstico.
Na opinião do palestrante, apesar de as empresas de turismo de pequeno e médio porte encontrarem uma enorme dificuldade em conseguir financiamento devido à falta de capital de giro, elas conseguem a fidelização do cliente através de um amplo conjunto de serviços, permitindo a customização, personalização e especialização em nichos de mercado, além da flexibilidade para adaptarem-se às necessidades e exigências dos turistas. Beni completa afirmando que a tecnologia pode ser uma grande aliada das agências de viagens que souberem usar em favor próprio as informações e contratações de serviços on-line.
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