Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit -

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

Globalização e mercado de viagens é tema do 45° Fórum Executivo da ABAV-SP

Entidade contou com presença de Mário Carlos Beni, especialista em turismo

Sob o tema “Mercado de viagens: planejamento e gestão estratégica”, Mário Carlos Beni, docente na Universidade de São Paulo (USP), esteve na manhã de ontem (29) palestrando no 45° Fórum Executivo da Abav-SP.

Graduado em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal Fluminense em 1968, com mestrado em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo em 1981 e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo em 1988, atualmente Beni é professor adjunto 4 da Universidade de Brasília. Com larga experiência em turismo, o docente é colaborador em importantes periódicos de turismo no Brasil e no exterior.

Durante o evento, Beni falou sobre o crescimento constante e gradual do turismo internacional ser fundamental para a aceleração no processo da globalização. Com o avanço tecnológico nos transportes e nas comunicações, as tarifas foram reduzidas, tornando mais acessíveis a procura pelas viagens ao redor do mundo.

Se antigamente o turismo era visto como rentável somente para países especializados na excelência da oferta diferencial, Beni destaca que atualmente os países mais pobres também conseguem se integrar à economia mundial, identificando estratégias globais para desenvolver e comercializar o turismo de base local. O docente ressaltou ainda a importância do trabalho local com a população e como contribuiu para o crescimento e mudança da estrutura em todos os setores do turismo.

Segundo Beni, no Brasil as empresas ligadas ao turismo contam com recursos humanos abaixo da média da economia, devido à baixa produtividade dos contratados, tornando o mercado menos competitivo em relação aos preços praticados internacionalmente, acarretando também uma não competitividade de mão de obra e capital no mercado doméstico.

Na opinião do palestrante, apesar de as empresas de turismo de pequeno e médio porte encontrarem uma enorme dificuldade em conseguir financiamento devido à falta de capital de giro, elas conseguem a fidelização do cliente através de um amplo conjunto de serviços, permitindo a customização, personalização e especialização em nichos de mercado, além da flexibilidade para adaptarem-se às necessidades e exigências dos turistas. Beni completa afirmando que a tecnologia pode ser uma grande aliada das agências de viagens que souberem usar em favor próprio as informações e contratações de serviços on-line.

Clique aqui para conferir a galeria de imagens.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily.amigo@gmail.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br