As entidades que compõem o nosso setor precisam aprender a decidir, planejar e executar ações de maneira coordenada, sabendo ouvir o que pensam as suas associadas. Esse é um fato que precisa ser encarado sem melindres. A competitividade atinge de forma acentuada as agências de viagens e não admite o desperdício de esforços.
Ações independentes, desarticuladas e voluntaristas, ainda que elas sejam bem-intencionadas, pautam cenários que atendem interesses escusos aos nossos. Além de gerar fragilidade, a desunião alimenta falsas razões, alegadas por todos aqueles que temem agir. Assim, quando não permanecem encolhidos no anonimato do seu cotidiano profissional, cada dia mais desafiador, alguns se exasperam e partem para ações isoladas.
Contudo, sem que exista a efetiva participação e a união de esforços, qualquer ato isolado, por mais bem-intencionado, faz retardar processos e articulações voltados à defesa das agências de viagens, quando não os tumultua. Em contrapartida, a coesão entre as associações representativas das agências de viagens e turismo no Brasil, em seus vários segmentos e nichos de mercado, revela compromissos já assumidos a favor do crescente sucesso da Abav – Expo Internacional de Turismo.
O evento ABAV é nosso e constitui o palco ideal no qual devemos atuar como protagonistas do atendimento personalizado, qualificado e que recomenda às pessoas físicas e jurídicas a consultoria das agências de viagens Abav e de entidades congêneres. Após a histórica conquista da Abav junto ao Congresso Nacional, obtendo o apoio unânime à aprovação do Projeto de Lei 5.120, no último dia 22 de abril, que regulamenta a atividade das agências de viagens, é chegado o momento de dizer não ao individualismo.
O atual cenário requer o engajamento de cada um dos profissionais que atuam nas agências de viagens, conscientes de seu valor, seus direitos e deveres. A verdade é que, a partir do amplo e irrestrito apoio que conquistamos no parlamento, ainda que sanções presidenciais ocorram – as quais não devem ocorrer –, nós já resgatamos nossa dignidade.
Agora, juntos, vamos enfrentar e superar os próximos desafios. Entre eles, fazer da 42ª Abav – Expo Internacional de Turismo a melhor edição de todos os tempos.
Constantino Karacostas
Presidente da ABAV-SP
|