Evento debateu sobre as necessidades dos agentes de viagens em obter informações confiáveis e atualizadas
Sob o comando de Fábio Peixoto, redator-chefe do Guia 4 Rodas, foi realizado na manhã de ontem (25), na sede da ABAV Nacional, o 44° Fórum Executivo da ABAV-SP, contando com a participação dos agentes de viagens associados.
Com mais de 14 anos trabalhando na Editora Abril, com passagens pelas revistas Exame e Superinteressante, Peixoto está há quatro anos e meio no Guia 4 Rodas e iniciou falando sobre a origem do Guia, criado por Roberto Civita e mais dois colegas, que decidiram percorrer em uma Kombi a Via Dutra durante vários dias para mapear a estrada e indicar os serviços encontrados ao longo dela, tais como restaurantes, hotéis e postos de gasolina, entre outros.
Durante o evento, os participantes debateram sobre a necessidade de um guia online atualizado, que atenda os agentes de viagens ao contratarem um serviço para o seu cliente, uma vez que o mercado está saturado de informações desencontradas e pouco confiáveis, como sites que permitem ao turista comentar sobre determinado lugar.
“O turismo precisa inovar constantemente e esses eventos servem para nos mostrar que o agente de viagens ainda carece de ferramentas úteis de trabalho”, comenta Constantino Karacostas, presidente da ABAV-SP. Na ocasião, foi discutida também a interação do Guia 4 Rodas com o turismo corporativo, que representa mais de 60% do setor, para a criação de ferramentas auxiliadoras.
Para explicar a avaliação do critério utilizado pela publicação, Peixoto afirmou que o Guia conta com mais de 200 quesitos que avaliam os locais e nove quesitos específicos para a hotelaria. São eles: quarto, área social, estrutura, lazer, espaço para eventos, conservação, circulação, localização e serviços. O palestrante ressaltou ainda que a má localização de um hotel interfere na sua classificação.
Peixoto também comentou que o Guia 4 Rodas produz, além do Guia Brasil - anual datado a partir de outubro -, outros guias locais, como o de Goiás, amplamente utilizado pelo morador de Brasília, tendo em vista que seu conteúdo é basicamente para um final de semana. A publicação conta, ainda, com guias voltados exclusivamente aos destinos Pará, Foz do Iguaçu e Bahia, além dos segmentados, como Praias, Mapas e Estradas. Há também os guias customizados solicitados pelos governos, mas esses não contam com o selo da revista.
“Nossa política é fazer toda a viagem para avaliação dos locais por conta própria, para que não haja vínculo comercial com o anunciante e interferência no conteúdo. Nós avaliamos com os nossos critérios o que pode ser indicado”, destacou Peixoto.
Para a Copa do Mundo, o Guia disponibiliza um aplicativo de celular que ajudará os turistas a encontrarem as indicações por meio da localização via satélite nas cidades-sede. Atualmente, está disponível somente para o iOS, mas com previsão de 30 dias para a chegada nos celulares com sistema operacional Android.
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