Encontro foi promovido nesta terça-feira (10) e incentivou a reflexão sobre os temas abordados no decorrer do ano
Agentes de viagens associados Ă ABAV-SP se reuniram, na manhĂŁ da Ășltima terça-feira (10), na sede da ABAV Nacional, para a realização da 41ÂȘ edição do FĂłrum Executivo, a Ășltima do ano promovida pela entidade. Na oportunidade, os participantes reviram os principais temas debatidos ao longo de 2013 e puderam repensar as soluçÔes adotadas desde sua apresentação.
O presidente Constantino Karacostas iniciou o encontro discorrendo sobre o crescente nĂșmero de fraudes que alarmam a cadeia produtiva do setor de viagens e turismo. âSugiro que representantes da assessoria jurĂdica da ABAV-SP participem das prĂłximas reuniĂ”es para que, assim, possam nos explicar o que pode ou nĂŁo ser feito nestas situaçÔesâ, disse o dirigente, referindo-se tambĂ©m Ă vulnerabilidade que se instaura no mercado quando funcionĂĄrios de companhias aĂ©reas optam por vender suas quotas de passagens, exclusivas para uso pessoal e de seus familiares, a tarifas mais baixas, comprometendo, assim, todo o setor.
Os participantes tambĂ©m discutiram sobre a falta de importĂąncia atribuĂda Ă indĂșstria de viagens no paĂs. âO turismo impacta 52 segmentos da economia e, mesmo assim, ninguĂ©m vĂȘ o potencial turĂstico do Brasil, que recebe apenas 5 milhĂ”es de visitantes internacionais todos os anosâ, declarou Karacostas.
TambĂ©m esteve em pauta a necessidade iminente de uniĂŁo, seja entre agĂȘncias de viagens, associaçÔes representativas do setor ou fornecedores dos mais variados segmentos, assim como gestĂŁo de mudanças e marketing de relacionamento, entre outros temas. Embora as mĂdias sociais estejam em alta, o evento apontou que poucas sĂŁo as agĂȘncias de viagens que aderiram Ă internet para conquistar novos clientes e fortalecer sua marca.
O evento igualmente foi palco para a discussĂŁo sobre as perspectivas errĂŽneas dos estudantes no que diz respeito ao trade de turismo. âĂ preciso levar para os universitĂĄrios a verdadeira realidade do profissional do turismo e investir em um maior envolvimento com este pĂșblico por meio de palestrasâ, pontuou o presidente. Uma das sugestĂ”es dos participantes foi a de que a ABAV-SP se voltasse Ă s escolas tĂ©cnicas de agenciamento, a fim de orientar e fornecer uma visĂŁo realista das atividades desempenhadas pelos agentes de viagens.
Clique aqui para conferir a galeria de imagens.
|