Objetivo é estimular o descarte consciente de carregadores, modems, baterias e telefones móveis; entidade já conta com urna na qual material pode ser depositado
A Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (ABAV-SP) firmou, na última semana, uma parceria com a Eco-Cel, empresa que atua no recolhimento de resíduos sólidos de celulares. Desde segunda-feira (1), a entidade instalou em sua sede uma urna, na qual poderão ser depositados aparelhos que não são mais utilizados.
“Diversos franqueadores estão ligados à ABAV-SP e queremos que cada um deles receba uma urna. Nosso objetivo é estimulá-los a fazer campanhas sustentáveis com seus próprios clientes e motivar o descarte consciente dos celulares”, afirma Roberto Lucena de Oliveira, diretor da Eco-Cel.
Há pouco mais de dois anos no mercado, a empresa tem uma base de clientes formada por Nestlé, CI Intercâmbios, Universidade Guarulhos, grupo Multi Holding, Clube Pinheiros, Ramada Inn, Sindicato das Panificadoras (Sindipan), ESPM e Nascimento Turismo, entre outros. Responsável por fazer o primeiro tratamento de separação e moagem dos resíduos, a Silcon Ambiental é uma das principais parceiras da Eco-Cel, ao lado da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).
Por meio do site da empresa (www.eco-cel.com) é possível encontrar os pontos de coleta mais próximos – no total, a Eco-Cel está presente em 16 estados. “A partir da aquisição de uma urna, desejamos incentivar as empresas a atrair pessoas que não entrariam em determinado estabelecimento por outro motivo”, argumenta Lucena.
Um comunicado oficial será expedido para todas as agências de viagens associadas à ABAV-SP, notificando-as desta parceria e divulgando os serviços prestados pela empresa. “Sustentabilidade é um conceito que tem conquistado cada vez mais relevância e não há dúvidas de que vão ficar para trás os profissionais que não se adaptarem a esta nova realidade. São mais de 30 milhões de aparelhos celulares apenas no estado de São Paulo e a ABAV-SP se compromete a levar esta iniciativa às suas associadas”, pontua William Périco, presidente da entidade.
Realizando também trabalho corporativo, a Eco-Cel coleta, ainda, carregadores de celular, modems e baterias nas empresas clientes, emitindo certificados que comprovem a descaracterização do material. “Caso seja solicitado, também podemos fazer fotos”, finaliza Lucena.
Contando, atualmente, com aproximadamente 1.400 urnas, a expectativa da Eco-Cel é que, a partir da parceria com a ABAV-SP, até o final do ano este número chegue a 4 mil.
Clique aqui para acessar a galeria de imagens. |