Empresa e Associação mantêm parceria há mais de três anos
O Grupo FITTA, pioneiro em franchising de agências de câmbio no Brasil e líder nacional no mercado de ouro e metais preciosos, e a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) iniciaram uma parceria em 2008 para expandir a oferta de moedas estrangeiras com legalidade ao mercado consumidor por meio das agências de turismo do País. As perspectivas do crescimento do setor emissivo internacional, o desenvolvimento econômico, a melhora na distribuição de renda da população brasileira e ampliação do crédito no mercado nacional foram os motivos que levaram a principal entidade de classe do setor de turismo e o principal operador de câmbio nacional a unirem forças.
“A ABAV foi fundamental para que o modelo de correspondente de câmbio, definido pelo Banco Central em 2008, ganhasse capilaridade em todo o território nacional”, afirma o presidente do Grupo FITTA, André Nunes. As vendas de moedas estrangeiras por meio das agências afiliadas à entidade têm crescido de forma acelerada nos últimos anos, provando a assertividade da parceria como uma alternativa de rentabilidade com a oferta de novos produtos, moedas e cartões pré-pagos aos clientes tradicionais de passagens aéreas e hotéis. Atualmente, a ABAV tem mais de 3.200 associados.
Para se tornar um agente credenciado do Grupo FITTA, a agência precisa ser atuante no emissivo internacional, estar cadastrado junto ao Ministério do Turismo (CADASTUR) e firmar contrato de prestação de serviço específico com a empresa. Desde o início da parceria, o número de correspondentes cresceu cerca de 448%, chegando a 426.
As empresas filiadas à ABAV estão localizadas em diversos municípios brasileiros e alguns deles não são cobertos pelo serviço de logística para moedas estrangeiras em espécie. Nestes casos, o FITTA Cash Passport, cartão pré-pago do Grupo FITTA, passa a ser uma alternativa interessante e atraente para a agência de turismo oferecer aos seus clientes. Além do produto não necessitar da manutenção de estoques de moedas estrangeiras, é um excelente fidelizador de clientes, já que suas recargas podem ser realizadas ao longo de sua validade e em três moedas – dólar americano, euro e libra. O FITTA Cash já representa 30% do total das vendas da empresa. Desta forma, um dos objetivos do Banco Central, quando da criação do modelo, que é o aumento da capilaridade de distribuição de câmbio, pode ser atingido mais facilmente.
De todo o Brasil, São Paulo é o que conta com maior número de parceiros, com 141 no total. No Estado, o Grupo FITTA, juntamente com Reserve e Travel Ace Assistance, patrocina o Calendário Integrado dos Cursos de Turismo (CICTUR) da ABAV/SP deste ano de 2011. De acordo com André Nunes, os objetivos dessa parceria são incentivar ações que melhorem a capacitação do agente de turismo para que eles possam oferecer um serviço cada vez mais profissional ao turista brasileiro e reforçar a parceria de sucesso com a entidade.
“Os recursos advindos da parceria nos deu a possibilidade de investir ainda mais na qualidade dos cursos, elevando-os a altos níveis de excelência. É muito importante contar com iniciativas como essa”, afirma Edmar Bull, presidente da ABAV/SP.
Sobre o Grupo FITTA
O Grupo FITTA, pioneiro em franchising de agências de câmbio no Brasil e líder nacional no mercado de ouro e metais preciosos, iniciou suas operações há 11 anos e é dividido em três grandes unidades:
FITTA DTVM: Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários, a Instituição Financeira tem foco no comércio atacadista de câmbio e de moedas estrangeiras. Credenciada pelo Banco Central do Brasil, é responsável pela concessão das autorizações de funcionamento das franquias do Grupo e é parceira oficial de câmbio da ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagens.
FITTA Franquias: é a franqueadora do Grupo FITTA, que, desde 2007, oferece ao investidor a oportunidade de atuar no mercado legal de câmbio. A companhia prima pela ética de procedimentos e é baseada em princípios como modernidade, inovação e legalidade - adotando a própria postura do governo de combater operações ilegais, conhecidas pelo mercado como câmbio paralelo ou Black. A FITTA é associada à ABF – Associação Brasileira de Franchising.
Reserva Metais: é líder no mercado formal de ouro e metais preciosos no Brasil, sendo uma das principais fornecedoras das agências de publicidade e de grandes companhias que realizam sorteios e premiações com Certificados de Barra de Ouro ou Barras de Ouro Físicas no País. A companhia é fruto da joint-venture dos grupos FITTA e Marsam (empresa com mais de 50 anos de atuação e uma das únicas credenciadas pela BM&F no Brasil).
Para mais informações, acesse: www.grupofitta.com
Sobre a ABAV/SP
A Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (ABAV/SP), entidade empresarial sem fins lucrativos, é a legítima defensora dos direitos dos agentes de viagens paulistas. Exerce o papel de porta-voz das reivindicações da categoria nos mais representativos foros governamentais brasileiros e internacionais. É presidida pelo empresário Edmar Bull e está sediada à Av. Dr Vieira de Carvalho, nº 115, 8º andar, São Paulo - www.abavsp.com.br. A entidade também é responsável por dados setoriais, como o crescimento da movimentação das férias de julho de 2011 em relação ao mesmo período de 2010, que corresponderam a 21% (para viagens nacionais).
Na defesa dos interesses dos associados e consumidores, muitas vezes em conjunto com entidades representativas de outros segmentos do "trade", a ABAV/SP conta com o reconhecimento dos agentes de viagens paulistas e de todo o país. Angariou e consolidou, ao longo dos anos, o respeito das entidades públicas e privadas ligadas ao turismo no Brasil e no exterior. Reúne, na atualidade, 580 associados.
Sobre o CICTUR
O Calendário Integrado dos Cursos de Turismo (CICTUR) oferecerá 52 opções de cursos entre agosto e dezembro com o objetivo de capacitar 900 profissionais. A meta é 50% superior em relação ao primeiro semestre de 2011, quando foram qualificadas cerca de 600 pessoas. Vale destacar que também houve crescimento, na ordem de 12%, na oferta de cursos, levando em conta o mesmo período.
Até dezembro, novos temas serão abordados pela ABAV/SP e seus parceiros (Grupo FITTA, Reserve e Travel Ace Assistance), entre eles: câmbio; como organizar e otimizar seu tempo; competências comportamentais do profissional de sucesso no turismo; conquistando o cliente da melhor idade; ilhas do Mediterrâneo; operação técnica de circuitos receptivos: elaboração de city tour; e relações sócio-profissionais no mercado turístico.
Para a escolha dos assuntos inéditos houve uma análise, por parte da Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo, levando em conta atividades que impactarão o turismo, como é o caso dos megaeventos que o Brasil receberá nos próximos anos, incluindo Copa do Mundo e Jogos Olímpicos.
Clique Aqui para ver a galeria de imagens
PLANIN Worldcom – Assessoria de Imprensa e Comunicação do Grupo FITTA
Angélica Consiglio e equipe - Tel. 11. 2138-8900 - www.planin.com
Contatos: grupofitta@planin.com
Clareane Moraes (11. 2138-8901)
Karina Mosmann (11. 2138-8912)
|