Os cerca de mil gestores das agências de viagens que preencheram a Matriz da Competitividade das Agências de Viagens, ferramenta idealizada pelo PROAGÊNCIA II, parceria entre a Abav e o SEBRAE Nacional, com apoio técnico da Fundação Getulio Vargas, começam a receber esta semana os resultados individuais de suas empresas. O documento traz um diagnóstico do nível de competitividade da empresa perante o mercado e apontamentos sobre produtos e serviços que podem ser aprimorados.
"Cada um dos questionários foi analisado individualmente em relação ao contexto geral dos respondentes, de forma que os gestores tenham uma visão clara do seu posicionamento competitivo em relação ao mercado”, explicou o diretor do ICCABAV/PROAGÊNCIA, Antonio Azevedo.
A Matriz de Competitividade, realizada através de questionário online com base em diferentes segmentos da gestão das agências de viagens, entre os dias 1 de maio a 3 de junho, teve uma participação bastante expressiva em todo o Brasil. Seu objetivo primordial foi gerar um diagnóstico completo da competitividade das agências de todo o Brasil e que será fundamental às ABAVs e SEBRAEs na geração de ações de capacitação e aprimoramento profissional mais direcionadas às necessidades específicas de cada mercado.
Complementando o relatório individual, os agentes de viagens participantes recebem uma listagem completa sobre os produtos da ABAV e do SEBRAE que podem lhes orientar no aprimoramento de suas atividades profissionais, bem como na melhoria da competitividade de suas empresas. Valéria Barros, gestora do PROAGÊNCIA no SEBRAE Nacional, comenta sobre os produtos ofertados pelo SEBRAE:
“As soluções SEBRAE, por exemplo, objetivam disponibilizar conteúdos importantes para a capacitação dos empreendedores. Cursos como Controles Financeiros, Técnica de Vendas, Análise de Mercados, Planejamento e Gestão Estratégica são aplicados pelos SEBRAE UFs, buscando fortalecer a atuação das micro e pequenas empresas e empreendedores individuais no mercado. No portfólio a ser entregue, pode ser consultado o tempo de empresa existente associando ao curso, conforme as necessidades do empresário”.
A ABAV, por sua vez, detalha não apenas sobre os cursos de capacitação e os diversos manuais e ferramentas de apoio aos agentes de viagens desenvolvidos pelo PROAGÊNCIA, como também sobre os diferentes produtos e parcerias criados pela ABAV nos últimos anos, e que têm como objetivo oferecer aos empresários e profissionais do setor opções que ampliem seu portfólio e competitividade no mercado.
No próximo mês, os resultados da Matriz de Competitividade serão consolidados e transformados na Análise Geral da Competitividade do Setor de Agenciamento de Viagens Brasileiro, um estudo inédito sobre a visão geral da competitividade do mercado.
Karla Buzzi
Coordenadora Técnica PROAGÊNCIA II
ABAV Nacional
|