Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit -

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Administração

ABAV-SP faz parceria com Centro Paula Souza para formar mão-de-obra

Um mês depois de formalizada a parceria, cerca de dez agências de viagens já contrataram profissionais selecionados e treinados para responder à demanda do mercado.

Vítima da escassez de mão-de-obra, justamente quando se aproximam a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas, de 2016, megaeventos que devem gerar demanda ainda maior, em termos de atendimento, o agente de viagens, em São Paulo, parece ter encontrado uma forma de evitar o colapso total. Graças ao convênio assinado pela seção paulista da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-SP) com o Centro Paula Souza, ligado ao governo do Estado de São Paulo, que administra 198 Escolas Técnicas (Etecs) e 49 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em 155 municípios, as agências estão contratando profissionais recrutados no ambiente dos cursos de turismo das Etecs e Fatecs e treinados nas práticas do mercado pela própria ABAV-SP.

A parceria, oficializada no dia 13 de dezembro, em apenas um mês, atendeu, com mão-de-obra altamente capacitada, cerca de dez empresas associadas à ABAV-SP, conta Esmeralda Cerpa, uma das coordenadoras do programa de formação e treinamento. “Bacharel em turismo há 30 anos, nunca vivenciei experiência tão rica quanto esta – de preparar profissionais prontos para realmente atender à demanda do mercado, escapando das teorias vazias”, elogia a professora. A maior demanda gerada pelos agentes de viagens, segundo ela, é na área do atendimento, na qual o Centro Paula Souza sempre investiu e continua investindo. “A tática é a única que funciona: ouvir as empresas que, no final, vão empregar os profissionais que estamos formando”, ensina a professora.

“A parceria está contribuindo para diminuir a enorme distância que sempre separou, em termos de conteudo, os cursos ministrados nas Etecs e Fatecs e a realidade das empresas, do mercado”, avalia Raquel Patti, coordenadora de Cursos, Treinamentos, Palestras e Projetos relacionados ao desenvolvimento de pessoas na ABAV-SP. Uma das razões que, segundo ela, levaram a entidade a assinar o convênio com o Centro Paula Souza é a valorização dos idiomas (Português, Inglês, Espanhol, Francês e Alemão), considerados pela instituição de ensino de importância fundamental na formação em Turismo, ao lado de outras disciplinas essenciais na formação dos profissionais da área, tais como agenciamento, geografia, gestão, interpretação de texto, logística, recursos humanos e práticas comportamentais.

Outras ações

O esforço da ABAV-SP, no sentido de minimizar os efeitos da escassez de mão-de-obra especializada, envolve outras ações. Uma delas é o recém-lançado Programa de Formação de Profissionais, que segundo Edmar Bull, presidente da ABAV-SP, em última análise, reduz drasticamente os elevadíssimos custos relativos ao processos de seleção nas agências, treinando, em cursos de nível técnico, profissionais para, de fato, atenderem às necessidades típicas do agenciamento de viagens. O programa, que formou a primeira turma em julho do ano passado, recorre à orientação de pedagogos e respeita as próprias demandas do mercado. Em termos de execução orienta-se pelo Calendário Integrado de Cursos de Turismo (CICtur), que se renova a cada seis meses.

O processo de recrutamento é simples. Submetidos a dinâmica de grupo, os candidatos a vaga nas empresas são testados pelo Centro Paula Souza e ABAV-SP quanto ao conhecimento de idiomas, a começar pelo Português, interpretação de texto e entrevista comportamental. Os pré-selecionados são encaminhados para entrevista na empresa que gerou a demanda, à qual cabe a palavra final. Se aprovado, antes de assumir o cargo a que se destina, o candidato é submetido a 90 horas de treinamento técnico, comportamental e de contextualização em relação ao mercado e às tendências, ministrados por profissionais do mercado.

Em outra ação importante, na segunda quinzena de janeiro 2011, a ABAV-SP estará ministrando o curso “Administração Financeira para Agências de Viagens”, cujo objetivo é proporcionar aos participantes visão analítica da tributação que incide sobre as agências de viagens, bem como as práticas que podem levá-las à solidez financeira. O curso é ministrado por Edson Gonçalves, professor da seção paulista do Serviço Nacional do Comércio (Senac/SP) e inclui os temas otimização e planilha de custos, fluxo de caixa, tributação e análise orçamentária de agências de viagens. Nos dias 26 e 27 de janeiro, as aulas vão de 18h e 30min às 22h e 30min., na sede da ABAV-SP, Rua Vieira de Carvalho, 115 – 8º andar. Associados da ABAV-SP e estudantes devidamente documentos pagam R$ 125,00; não-associados, R$ 150,00. Estudantes associados pagam apenas R$ 105,00.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily.amigo@gmail.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br