A Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV-SP lança a segunda etapa do “Programa de Formação de Profissionais”, concebido para atender a premente necessidade das agências que demandam reduzir custos operacionais no processo de recrutamento, seleção e treinamento. “Com todas as mudanças que exercem impacto no perfil da mão-de-obra, criamos um serviço qualificado e capaz de proporcionar um importante benefício às nossas associadas”, resume o presidente da entidade, Edmar Bull. As agências de viagens interessadas devem entrar em contato através do e-mail coordena.cursos@abavsp.com.br.
Utilizando os conhecimentos técnicos da consultora Raquel Patti, que é pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Mackenzie e possui mais de 12 anos de experiência na área, atuando em diversos ramos de atividade e, a partir de 2006, dedicada ao setor de Turismo, a ABAV-SP deu forte impulso ao CICtur – Calendário Integrado de Cursos de Turismo. “Com o suporte da estrutura associativa, passei a customizar, semestralmente, durante dois anos, o cronograma de cursos oferecidos pela entidade, atendendo demandas previamente identificadas. Ao longo desse processo, identificamos a necessidade e a oportunidade de desenvolvermos novos profissionais para o mercado de turismo”, conta Patti, Coordenadora de Cursos, Treinamentos, Palestras e Projetos relacionados ao desenvolvimento de pessoas na ABAV-SP.
A primeira turma participante do “Programa de Formação de Profissionais”, em julho desse ano (2010), buscou alinhar, junto às agências de viagens associadas interessadas no serviço, o perfil de profissionais de futuro, em termos técnicos e comportamentais, à prospecção dos candidatos nas universidades e nos colégios técnicos que possuem cursos de Turismo ou áreas correlatas. “Na abordagem dos coordenadores pedagógicos definimos os critérios que devem prevalecer na indicação de estudantes, priorizando o interesse em se desenvolverem dentro do trade turístico, com ênfase no agenciamento de viagens”, explica Patti.
Os processos seletivos são compostos ainda por dinâmicas de grupo, testes de conhecimento de idiomas, domínio da língua portuguesa, interpretação de texto e entrevista comportamental. Os candidatos pré-selecionados são encaminhados para entrevista com o cliente agência, para que possa ser tomada a decisão final. Posteriormente a isso, cada um dos selecionados participam de 90 horas de imersão em treinamentos com temática técnica, comportamental e de contextualização em relação ao mercado e às tendências, ministrados por profissionais reconhecidos e renomados, por 15 dias. Somente após esse período os profissionais recém-contratados vão para as agências, onde são acompanhados pelo gerente responsável e que tem o compromisso de garantir seu desenvolvimento profissional. Nos primeiros seis meses, o Programa realiza um acompanhamento bimestral, envolvendo além dos novos colaboradores a própria gerência, para avaliar desempenho e satisfação das pessoas em relação à empresa e ao trabalho em si.
“A primeira turma garantiu pleno atendimento às necessidades dos contratados e dos contratantes, sendo que todos os candidatos selecionados permanecem motivados e vinculados às respectivas agências gerando resultados. Por isso decidimos dar continuidade”, comemora Bull. Um dos fatores de sucesso atribuídos ao Programa é se preocupar muito mais com o comportamento e com o potencial e interesse dos futuros profissionais; uma vez que uma das premissas básicas para os processos seletivos é que os candidatos não tenham experiência prévia no segmento de Turismo. “Desejamos desenvolver novos profissionais para o mercado”, explica Bull.
Sob a ótica dos estudantes contratados a satisfação decorre da oportunidade de ampliarem e associarem o conhecimento prático com a sua formação acadêmica. “Sinto-me muito satisfeita por contribuir com a ABAV-SP, que atua como elo entre o mercado de trabalho, carente de bons profissionais, e os estudantes que, cheios de sonhos, nem sempre reconhecem o caminho a seguir com sua formação acadêmica”, conclui, Patti. |