Internacionalização será foco da comercialização para 2011, visando bom momento do Brasil no exterior
Até meio dia de 22 de outubro passaram pelo 38º Congresso Brasileiro das Agências de Viagens e Feira das Américas – ABAV 2010 23.651 pessoas, entre agentes de viagens, operadores de turismo e visitantes em geral, representando um aumento de 12% do público em relação ao ano passado.
Este ano, o evento teve 17.090 metros quadrados vendidos, 405 metros a mais que em 2009. Os 737 expositores, dos quais 62 participaram pela primeira vez da feira, exibiram atrações e tendências turísticas de 48 países. “Com o bom momento que o Rio de Janeiro vive, as perspectivas de internacionalização são ótimas”, disse o presidente da ABAV, Carlos Alberto Amorim Ferreira, o Kaká, na coletiva de encerramento.
Além de crescer, a Feira das Américas teve ainda uma série de modificações na estrutura. Uma delas foi deixar os corredores mais largos,“uma opção pensada pela ABAV e pela Reed para dar mais conforto aos visitantes e maior visibilidade aos expositores”, comentou Kaká. O tamanho dos estandes foi padronizado, uma forma de facilitar a venda antecipada dos espaços para 2011. “Antes era mais complicado fazer a planta”, disse o presidente da ABAV, que também aprovou troca de pavilhões – o do Brasil, onde ficaram os destinos nacionais, passou a receber os visitantes, mudando de lugar com o dos expositores internacionais, que ocuparam o Pavilhão 3.
Outra novidade no evento foi a instalação de um Business Lounge, espaço no Pavilhão 3 para reuniões de negócios, medida acertada num evento no qual 90% dos visitantes estavam interessados em business. As modificações foram aprovadas pela ABAV: “foi muito bom e para o ano que vem já estou cheio de ideias", adianta Kaká.
Uma nova ferramenta facilitou a movimentação dos negócios da Feira: a instalação de uma planta interativa no site do evento registrou 6.783 visualizações de empresas e possibilitou 4.233 agendamentos para visita.
A Diretora de Feiras da Reed Exhibitions Alcântara Machado, Marly Parra, participou da coletiva ao lado de Kaká, apresentando as estratégias de marketing adotadas para o evento. A Feira das Américas agora faz parte do portfólio mundial da Reed Travel Exhibitions. “Essa inclusão desperta mais interesse dos estrangeiros para a Feira”, afirmou Kaká.
Capta Comunicação & Promoções
(61) 3322-4749
Coordenação
Martha Mendes
marthamendes@captaconsult.com.br
61 8181-5671
Atendimento
Brasília
Ana Beatriz Natario
anabia@captaconsult.com.br
61 7811-8892/ 3248-2747
Rio de Janeiro
Ana Stern
anastern@captaconsult.com.br
21 9995-6830/ 3286-4112 |