Acordo assinado entre os governos de Brasil e Argentina prevê a desburocratização migratória da fronteira entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú
Começa a vigorar, a partir de 18 de dezembro, o Acordo de Iguaçu, aprovado pela Republica Federativa do Brasil e a República Argentina, que permitirá a apresentação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) como documento válido para cruzar a fronteira entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú.
A aprovação se fez, após uma reivindicação do presidente da ABAV Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira (Kaká), que na 25º Reunião do Conselho Nacional de Turismo (CNT), realizada em julho (visando facilitar a circulação dos turistas) solicitou ao Ministério das Relações Exteriores e ao Ministério da Justiça que o princÃpio da reciprocidade fosse levado em consideração, em relação aos documentos de viagem aceitos nos acordos entre Brasil e os diversos paÃses da América do Sul.
A medida deve diminuir os problemas daqueles que não costumam andar com todos os documentos necessários para cruzar a fronteira, além de facilitar o turismo entre os municÃpios que fazem divisa com as fronteiras, explica o presidente Kaká.
Conforme o acordo, as pessoas poderão transitar nos limites da área geográfica do "Corredor TurÃstico Iguaçu" por um perÃodo de até 72 horas.
Foi um primeiro passo para facilitar a livre circulação dos passageiros. Ideal será quando todos os aeroportos aceitarem esta medida. Mas sabemos que tal decisão, depende de outros ajustes burocráticos, que também são necessários, finaliza Kaká.
Para mais informações.
Juliana Maia
ABAV Nacional
Assessora de Comunicação
(11) 3231-3077
juliana@abav.com.br |