Com o acidente do avião da Air France reforçam a importância do preenchimento completo, por parte dos passageiros, do cartão de embarque. Mostram, também, que é imprescindÃvel a colocação de dados de contato de parentes, pois desta forma, na eventualidade de algum problema, a localização das pessoas próximas torna-se mais ágil e eficiente, e as informações mais precisas.
Atualmente, no ato da reserva, as companhias aéreas já solicitam para vôos internacionais o preenchimento completo do cartão de embarque e a indicação de um familiar ou pessoa próxima, que devem estar cientes da viagem. É importante que sejam informados nome, telefone fixo, celular e e-mail. Nos pacotes turÃsticos, as próprias agências de viagens tratam de registrar todos os dados do passageiro, e antecipadamente identificar as pessoas próximas aos viajantes a serem comunicadas em caso de necessidade. Considerando que nos vôos domésticos não há a solicitação de dados de familiares, a ABAV/SP o Sindetur/SP, que mantém nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos um balcão de atendimento aos clientes das agências de viagens associadas, oferecem a prestação do serviço.
“O ideal é que cada passageiro mantenha uma relação de dados cadastrais em sua agência de viagens, que estão preparadas para fornecer atendimento personalizadoâ€, recomenda Edmar Bull, presidente da ABAV/SP.
Nas viagens por terra (ônibus e trem), os passageiros também devem adotar a mesma conduta, fornecendo todas as informações possÃveis no cartão entregue pelas transportadoras antes do embarque. |