Cases vencedores do Prêmio Caio de Sustentabilidade constituem estudos de casos à dissertação de pós-graduação “Eventos organizacionais: a sustentabilidade como fator de inovaçãoâ€, defendida pela professora Ana Maria Malvezzi de Souza. Além de conceituar e caracterizar três eventos vencedores, realizados nos anos de 2010 a 2014, no âmbito das áreas de relações-públicas e da comunicação, a tese aprovada analisou o escopo da sustentabilidade ambiental como possÃvel fator de inovação para a oferta de eventos organizacionais, fundamentada nas normas ABNT ISO 20121.
Reconhecido como Oscar dos Eventos, o Prêmio Caio mantém no site o conteúdo dos cases vencedores desde a sua sexta edição – o que também ajuda a referenciar a realização de outras teses acadêmicas. “Incentivar, reconhecer e valorizar o trabalho das empresas e dos profissionais da Indústria Brasileira de Eventos e Turismo, nós compartilhamos cases sobre a utilização das mais modernas e eficazes ferramentas de marketing e, assim, contribuÃmos para resgatar memória e preservar a cultura do setorâ€, afirma Sergio Junqueira Arantes, criador da premiação.
“Respeitando o caráter prático e operacional em que se desenvolve boa parte do objeto de estudo, este trabalho apoia-se em estudo de caso com eventos reais que lidaram com a sustentabilidade ambiental, algo que se tornou factÃvel metodologicamente com a edição do Prêmio Caio de Sustentabilidade, realizado pela Eventos Expo Editores, que também edita a Revista Eventosâ€, reconhece a autora.
A pesquisa dá ênfase ao estudo dos aspectos ambientais, comunicacionais e de inovação dos seguintes eventos premiados: Couromoda, 2010; Rio+Social, 2012 e Planeta no Parque, 2013. De acordo com os resultados analisados, inscrever um evento no Prêmio Caio, na categoria Sustentabilidade, e aproveitar essa oportunidade para divulgar suas práticas sustentáveis é outra importante ação de comunicação sobre as polÃticas de sustentabilidade. “A conquista do Prêmio traz ainda mais evidência para o evento, uma vez que tal distinção é noticiada e divulgada em vários veÃculos de comunicação especializadosâ€, afirma Souza.
Cases de sucesso
O pioneirismo da Couromoda como evento sustentável, parte do fato de ser o primeiro evento de moda no Brasil que incluiu práticas sustentáveis, como o processo de gerenciamento de resÃduos produzidos na feira, gerando trabalho e renda para cooperativas de reciclagem, além de promover a neutralização de carbono com ação carbon free, por meio do plantio de árvores para compensar o gás carbônico emitido.
O estudo sobre o Rio+Social, do mesmo modo, revela como desde então a tecnologia e as mÃdias sociais podem ser unidas para discutir, em nÃvel global, ações de sustentabilidade para a construção de um mundo melhor. Energia, cidades, empregos, alimentos, água, mulheres, saúde, oceanos e desastres foram alguns dos temas abordados para difundir ideias de como o cidadão comum pode participar e influenciar os chefes de estados integrados ao evento Rio+20.
O Planeta no Parque, evento lúdico, com shows, dança, teatro, oficinas, caminhadas ecológicas, exposições, entre outras atividades, para todas as idades, dissemina conhecimento e conscientização ambiental para o público. Iniciativa multiplataforma de comunicação da Editora Abril (São Paulo), foi capaz de reuniu 12 mil visitantes no Parque Ibirapuera, em apenas dois dias. Foram gerados 1,2 toneladas de resÃduos, separados na coleta seletiva, com 140 quilos de lixo eletrônico recolhidos nos pontos de coleta, gerenciados por empresa especializada nesse tipo de descarte.
A professora conclui que a categoria “Evento Sustentável†no Prêmio Caio se transformou em estratégia de comunicação com o público da indústria de eventos, promovendo ideias e práticas de ações sustentáveis. Isso, segundo ela, proporciona que pessoas do setor tomem conhecimento não só dos projetos em si, mas também associem nomes de patrocinadores; uma vez que cada programação está ligada diretamente a estratégias de disseminação das marcas envolvidas.
Pelo 6º ano consecutivo, a 19ª edição da cerimônia de entrega do Prêmio Caio se dará no Centro de Convenções Expo Center Norte, em São Paulo. O complexo, com seus cinco pavilhões, é patrocinador máster do certame, cuja apoteose será no dia 11 de dezembro. Depois do coquetel, no térreo, o jantar e a cerimônia de entrega dos troféus ocupará todo o último andar do recinto.
Breve perfil da professora Ana Maria Malvezzi de Souza, autora da tese
|