Como as cidades mexicanas estão preparadas para recepcionar eventos? Descobrir essa questão foi a proposta central do 2º dia de palestras no auditório da Expo Editora, na ABAV Expo 2018. Profissionais experientes do trade foram convidados a visitar 11 destinos mexicanos, com as mais variadas caracterÃsticas de organização e geografia, porém, com a mesma vocação: ampliar a importância ao turismo.
Não à toa, o México recebe cerca de 37 milhões de visitantes ao ano - um número seis vezes maior do que o Brasil. Nesta quinta-feira, 27, foram ministradas quatro palestras voltadas para o turismo mexicano, com destaque à infraestrutura para eventos.
“Uma das caracterÃsticas do turismo mexicano é a excelência dos serviços. Começa a bordo na Aeroméxico e se mantém na recepção no aeroporto, nos hotéis, nos locais de visitação e na populaçãoâ€, explica Sérgio Junqueira Arantes, curador do Conecta Eventos, diretor da Expo Editora e idealizador do Prêmio Caio.
Incentivos e ofertas
O México revelou-se, nos últimos anos, um paÃs dotado de notável confiança para investir. Essa disposição faz com que cheguem muitas empresas estrangeiras, não só na Cidade do México, mas em outras como Leon e Guadalajara. As cidades que fazem fronteira com os EUA acabam atraindo investimentos dos americanos e de empresas que querem se instalar nessa localização. Exemplo disso é Monterrey.
Informações foram destacadas na palestra proferida por Gabriel López, do CPTM (Conselho de Promoção TurÃstica do México). “O México ocupa o 21º lugar em eventos, no mundo, com 165 congressos internacionais por ano. O povo mexicano está treinado e preparado para esse tipo de atividadeâ€, pondera López. Desde 2013 o México aboliu o visto para entrar no paÃs. E a vacina contra a febre amarela é exigida somente para voos com conexão.
O executivo acrescenta que o paÃs oferece incentivo fiscal de 16% para empresas que desejam realizar eventos. O mesmo percentual de desconto também se aplica em reservas de hotel para os visitantes. Explica que lá os profissionais são certificados em reuniões em cada destino; conta-se com infraestrutura de ponta; economia dinâmica, vibrante e jovem e com 32 patrimônios mundiais da Unesco.
Dinamismo da Aeroméxico
A companhia aérea mexicana, fundada em 1934, está há 20 anos no Brasil. Além da república mexicana, também voa para Europa, Ãfrica, Ãsia e dá seguimento a um grande projeto de expansão.
“Do Brasil ao México, a Aeroméxico faz 7 voos semanais. Logo mais, a partir de novembro serão adicionados três voos semanais para suprir as necessidades do turismo na época de festasâ€, explicou a palestrante Bruna de Freitas, representante da empresa no Conecta Eventos.
Convidada também falou sobre as classes disponibilizadas pela Aeroméxico, Econômica e Premier. E abordou a infraestrutura do Aeroporto da Cidade do México, que exibe padrão de excelência.
Outros destinos
Valdinei Rodrigo Moralez, executivo de conta da Flytour, falou sobre Puebla, conhecida como ‘Cidade dos Anjos’. Entre as atrações, destaque para a gastronomia tÃpica e a Biblioteca Palafoxiana - uma das mais belas do mundo, fundada em 1646. Acrescente-se a Catedral de Puebla, o Museu Casa del Alfeñique e a Prefeitura.
Marina Pechlivanis, sócia e fundadora da Umbigo do Mundo, discorreu sobre o destino Leon - uma cidade do centro da república mexicana, no estado de Guanajuato. Entre as atrações, destacam-se a Catedral de León; as RuÃnas de León Viejo; o Centro de Artes da Fundação Ortiz Gurdian e o Museu Rúben DarÃo. Há duas cidades coirmãs de León, no Brasil: Franca (SP) e Novo Hamburgo (RS).
|