A campanha pela conquista do prêmio Top Destinos TurÃsticos em Guarujá, consagrada com a classificação do municÃpio na primeira fase do certame, tem como um de seus diferenciais a sinergia entre poder público e iniciativa privada, desde o inÃcio. A inscrição do destino no certame foi realizada pelo Guarujá Convention and Visitors Bureau (GCVB) -- entidade representativa dos empresários locais.
No final de ano passado (24/11/2017), à s vésperas do encerramento do prazo para a votação popular lançada pelo site www.votetop.com.br, uma ação conjunta do poder público – secretarias municipais de Turismo, Educação e Cultura de Guarujá – e do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, órgão representativo da sociedade civil organizada, resultou em uma atividade promocional inédita. Alunos do 1º grau da rede pública de ensino no municÃpio trataram de levar para a praça pública (Praça Horácio Lafer) cartões postais que produziram em sala de aula, contendo desenhos e frases criadas para destacarem os atrativos turÃsticos do destino.
A manifestação das crianças e dos cerca de 100 jovens reunidos ficou conhecida como "Pipaiada"; uma vez que os respectivos cartões postais foram todos fixados em pipas coloridas empinadas simultaneamente. "Tratou-se de um gesto simples, porém altamente simbólico", define Maria Laudenir Oliveira, presidente do COMTUR. "A alegria que envolve o Turismo e a sensação de liberdade que ele promove nas pessoas mobilizou a cidade convidada a participar do pleito", conclui.
No próximo mês de março, a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil e o SKAL Internacional de São Paulo, organizadores da premiação, realizarão uma festa na cidade de São Paulo para homenagear os prefeitos das cidades vencedoras. |