Nem só de trabalho vive São Paulo, ele vive também de turismo. Um setor que tem crescido fortemente em nosso estado nos últimos anos, com impacto na economia não só da capital, mas especialmente do interior e do litoral de modo bastante peculiar. As pessoas estão viajando cada vez mais e, com a crise econômica, têm aberto os olhos para roteiros nacionais e, especificamente, para atrações do Estado de São Paulo.
Por muito tempo, a cidade de São Paulo ficou conhecida pelo turismo de negócios. Mas é cada vez maior a oferta de turismo cultural. A lógica é a mesma no âmbito estadual, onde as opções turÃsticas não param de crescer.
Hoje São Paulo conta com 70 Estâncias TurÃsticas, cidades aprovadas previamente na Assembleia Legislativa de São Paulo. Como presidente da Casa acompanhei de perto a aprovação de 97 MunicÃpios de Interesse TurÃstico. São cidades que vão receber recursos para investir no setor turÃstico e, consequentemente, no desenvolvimento dessas cidades. E isso acontece num momento muito importante. Acabamos de atravessar umas das maiores crises econômicas da história do paÃs e, como o lado fraco da corda sempre arrebenta primeiro, os municÃpios foram os que mais sofreram com ela.
Esse incentivo não só promove o setor turÃstico, mas é também um grande empurrão para que essas cidades consigam retomar o controle de suas contas, com a geração de emprego e maior renda da sua população.
E o Prêmio Top Destinos TurÃsticos, realizado pela ADVB e pelo Skal Internacional SP, não só reforça a importância do turismo como propulsor da economia local, mas também toca na questão do orgulho do cidadão anfitrião, incentivando o senso de respeito e cuidado com aquele espaço que ocupa e que pode ser compartilhado com gente de qualquer lugar do mundo.
Gosto muito de uma frase de Santo Agostinho que diz: “O mundo é livro e quem fica sentado em casa lê somente uma páginaâ€. Eu, portanto, convidaria todos a ler mais páginas desse livro chamado São Paulo, para conhecer e reconhecer as riquezas deste estado fabuloso.
Cauê Macris
Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo |