*Sebastião Misiara
Prestigiar iniciativas a favor de projetos que estimulem o desenvolvimento do turismo nos municípios que podem ser considerados de “vocação turística” é a tônica da proposta da ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, da Skal Club São Paulo e da União dos Vereadores do Estado de São Paulo.
A parceria, com o comando da ADVB, deu origem a um projeto que tem como principal objetivo sensibilizar cidadãos em geral e a classe política, a fim de que se tornem agentes políticos e econômicos com interesse em incrementar ações a favor do turismo.
Entre as medidas concretas que já estão sendo postas em práticas está a convocação da sociedade dos 645 municípios do Estado para que votem escolhendo os destinos turísticos de sua preferência.
Divulgação em seminários, nas mídias sociais da ADVB, SKAL e UVESP e, por fim, a decisão dos prefeitos e vereadores em animar suas comunidades para votar em seu município e em mais dois de sua preferência.
Instrumento de desenvolvimento econômico e social, capaz de fixar o homem à terra, distribuir a cultura e a renda nacional, o turismo é o maior gerador mundial de empregos nas últimas décadas.
A iniciativa da ADVB, sob a orientação segura do presidente Latif Abrão Júnior e coordenação de Aristides Cury, vale lembrar, tem o incremento do turismo como missão, na medida em queprocura tornar acessível o serviço a todas as camadas da população.
Como proposição da entidade que estimula o marketing, o projeto apoia a iniciativa do Governo Paulista que criou, como fato inédito no país, os “Municípios de Interesse Turístico” e pretende prepará-los para romper a crise econômica que domina o país, a partir de São Paulo.
É preciso que ao lado dos avanços que se pretende conquistar, diminuam o índice de desemprego, amarginalização e as desigualdades. O caminho acredita o presidente Latif Abrão Jr, é o fortalecimento do diálogo com o governo, a iniciativa privada e a comunidade.
Os dados com os quais nos deparamos hoje são estarrecedores: cerca de 13 milhões de brasileiros estão desempregados, a economia cresce lentamente, a classe política desacreditada. É preciso criatividade para modificar esse quadro. Como o Governo do Estado entendeu que o turismo poderia ser uma das saídas, a ADVB quer ajudar a explorar o potencial turístico paulista. Ele é fonte geradora de empregos e, pelo TOP DESTINOS TURISTICOS, estimula-se a comunidade nesse sentido. E nocontexto, prefeitos e vereadores são agentes fundamentais. Estão em contato direto com a população e devem provocar o seu engajamento nessa causa. A par disso, devem as autoridades pensar em legislações e parcerias público privadas, caminhos que podem concretamente avançar, de modo que as transformações ocorram de forma mais rápida, atendendo os anseios do combate à fragilidade econômica brasileira, a partir dos municípios.
A inspiração do projeto é que, por meio dos agentes públicos, seja multiplicada a ação, de modo a envolver a maior parcela possível das comunidades. E quando a comunidade adere, os resultados vêm em cascata.
Com empregos dignos nos 56 setores que envolvem o turismo, existirão perspectivas e compromissos com a competitividade e, consequentemente, com maior qualidade de vida da população.
*Sebastião Misiara
Presidente da Uvesp
vice-presidente do Fórum de Presidentes das Entidades Estaduais de Vereadores
1º secretário da Associação Paulista de Municípios
vice-presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil.
|