artigo Aristides de La Plata Cury e Latif Abrão Jr.*
Não há dúvida de que os brasileiros estão mais antenados sobre o peso da atividade turÃstica como vetor de desenvolvimento sustentável. Aumenta a percepção, por parte de dirigentes públicos, de que o turismo atrai investimentos, tonifica tributos, além de gerar emprego e renda. Nesse contexto, a ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil e o SkÃ¥l Internacional São Paulo se uniram para lançar o Top Destinos TurÃsticos, que nesta primeira edição abrange os 645 municÃpios do estado de São Paulo e vai premiar 39 cidades paulistas em 13 segmentos do turismo, definidos na LC 1261/15. A votação é online, por meio do site oficial do prêmio: www.votetop.com.br. A divulgação dos resultados acontece no segundo semestre de 2017.
Integram a iniciativa entidades conceituadas junto aos municÃpios paulistas. Falamos da Aprecesp – Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de SP, São Paulo Convention & Visitors Bureau e UVESP – União dos Vereadores do Estado de SP. Acrescentem-se empresas parceiras de reconhecida competência nas respectivas áreas de atuação: Gorilla Comunicação – marketing publicitário; MW Way – marketing digital e Prisma Business – marketing de destinos.
Entendemos que não há sucesso de qualquer produto sem o emprego do marketing e os produtos turÃsticos não seriam uma exceção. Entretanto, constata-se que muito pouco de marketing tem se visto no turismo no Brasil, com honrosas exceções, quase sempre apoiadas em onerosas campanhas, no caso das cidades brasileiras, bancadas exclusivamente por verbas governamentais, estaduais e municipais, realidade que torna proibitivo o acesso da esmagadora maioria
O prêmio é uma solução criativa para os destinos turÃsticos se promoverem, desde os menores e desprovidos de orçamentos, aos maiores ou mais bem aquinhoados, como também, as empresas que compõem o respectivo destino, mostrarem seu trabalho ao mercado. Assim, o prêmio pretende impulsionar o desenvolvimento das cidades brasileiras.
Temos plena confiança no poder da indústria do turismo e por isso lhe dedicamos a experiência acumulada de 60 anos, por coincidência completados, recentemente, pelas duas organizações, aliada às novas ferramentas da chamada Economia Compartilhada. Os bons resultados virão de uma estratégia moderna de marketing. E a nova premiação vem ao encontro desta convicção, comungada pela ADVB e pelo Skâl São Paulo.
*Aristides de La Plata Cury e Latif Abrão Jr. são, respectivamente, presidentes do Skål Internacional São Paulo e da ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil |