A Feira Internacional Afro-Étnica de Negócios e Cultura foi institucionalizada pelo Decreto Estadual nº 48.328/03. Hoje Instituto Feafro, a entidade está empenhada em ampliar o relacionamento de negócios bilaterais entre o Brasil e os países do continente africano. Tem como missão contribuir para aproximar os atores do meio empresarial, instituições e governos no projeto de renascimento da África.
O Instituto Feafro resulta da iniciativa pioneira da empresária Silvana Saraiva, que há mais de 10 anos busca estreitar as relações entre o Brasil e os países africanos, pautadas no reconhecimento mútuo de potencialidades comerciais, tecnológicas e econômicas. Entre os setores com potencial de negócios, estão construção e infraestruturas, energia, agronegócios, tecnologias, telecomunicações, serviços, indústria (alimentos, bebidas, móveis, eletrodomésticos, químicas, farmacêuticas e outros), investidores, empreendedores e franquias.
A 1ª edição da Feafro aconteceu em 2007, no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo/SP. A 2ª foi na Costa do Sauípe, Salvador/BA, em 2013; e a 3ª no Expo Center Norte, em 2015, que reuniu mais de 200 empresários de 26 países africanos de diversas áreas, com apoio da Apex-Brasil. Por conta da criação do Instituto Feafro, presidido por Silvana Saraiva, o próximo evento se realizará no Benin, entre 29/11 e 02/12/2016. |