Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit -

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

Comportamento do cliente de primeira viagem é tema de palestra na Vila do Saber

O histórico da aviação brasileira, os obstáculos ao consumo e o perfil do cliente de primeira viagem foram os temas abordados no segundo dia da 42ª ABAV - Expo Internacional de Turismo, durante a palestra de Eduardo Sanovicz, presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), na Vila do Saber, espaço destinado à qualificação de agentes de viagens e profissionais do setor.

De acordo com Sanovicz, o cenário da aviação brasileira pode ser dividido em três momentos: até 2002, de 2002 a 2012 e de 2012 até 2014, o qual se caracteriza como o cenário atual. No primeiro momento, as principais características da aviação eram os preços regulados pelo governo, as tarifas elevadas, o baixo número de consumidores, a competição limitada e a diferenciação dos serviços.

No ano de 2002 teve início a desregulamentação da aviação. Aliada à maior liberdade, possibilitada pela saída do governo da mediação, a situação econômica da população brasileira entrou em ascensão e foi observada a massificação do transporte aéreo. Entre as companhias aéreas, ficou clara uma real competição e a diferenciação por preços.

O cenário atual é composto por clientes aéreos novatos, aqueles que tiveram uma única experiência de voo, que voam aproximadamente uma vez por ano e que realizaram a sua primeira viagem nos últimos 5 anos. De acordo com as informações apresentadas pelo palestrante, esses novos clientes são, em sua maioria, da classe C.

De acordo com Sanovicz, voar está cada vez mais vantajoso. Em 2002 não havia nenhuma passagem por menos de R$ 100 - hoje elas representam 10% dos assentos vendidos. As previsões para os anos seguintes também são otimistas: em 2012 foram registrados 98 milhões de passageiros; a expectativa é de que, em 2020, este número aumente para 211 milhões. Até 2020 devem ser construídos mais 73 aeroportos e o setor da aviação prevê a criação de mais 660 mil empregos.


Mais informações para a imprensa:
Fátima Gatoeiro
Assessoria de Comunicação / ABAV Nacional
Fone: 11 - 3155-3073
E-mail: comunicacao@abav.com.br
Site: http://www.abav.com.br