Intelectuais e autoridades da educação se reúnem para discutir o projeto do nono volume da coleção História Geral da Ãfrica
A abertura do Comitê CientÃfico Internacional foi realizada nesta quinta-feira (21) na Costa do SauÃpe, Bahia, durante o Encontro Ãfrica e Diáspora Africana (EADA 2013). O evento é uma iniciativa da UNESCO em parceria com o MEC para lançar o projeto do nono volume da coleção História Geral da Ãfrica (HGA)
O representante da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Albino Ernesto Poli Junior, abriu a reunião reafirmando o forte apoio que o governobrasileirotem mantido a essa iniciativa.
O governo Lula deu uma guinada nas relações externas do paÃs priorizando a Ãfrica. Desde que foi eleita, a presidenta Dilma Roussefftem dado continuidade a essas polÃticas e, prova disso é o lançamento do projeto do nono volume da HGA.
Aproveitando a semana nacional da consciência negra e comemorando os dez anos da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas do paÃs, o secretário Albino ressaltou que também é necessário celebrar as décadas que estão por vir, mas alerta que isso não é suficiente.
"É necessário que haja outras polÃticas públicas que contribuam para o estreitamento das relações entre Ãfrica e Brasil, não apenas para o âmbito da educação, mas também para a promoção da igualdade racialâ€, afirmou ele.
Desafios
Após a apresentação do projeto e dos membros do comitê, Ali MoussaIye, do setor História e Memória para o Diálogo da UNESCO, tomou a palavra para expor os desafios que o projeto enfrentará.
“Os principais desafios são, em primeiro lugar, pedagógicos, para que haja abrangência e unidade de conteúdo tanto na Ãfrica quanto no Brasil, e polÃticos, pois nem todos os governos africanos aderiram aos volumes da HGAâ€. Para isso, Ali frisou a importância da cooperação dos artistas e jornalistas, que influenciam diretamente as crianças, além da escola.
Após a apresentação dos desafios e a definição dos critérios estruturais do projeto, o comitê se reunirá em seis meses para avaliar o trabalho já feito.
Mais informações:
Ana Lúcia Guimarães, + 55 (61) 2106-3536,a.guimaraes@unesco.org
Ana Luiza Uwai, + 55 (11) 3873-5488 - ramal 22 redacao@pressclub.com.br
Roberta Pinheiro, + 55 (61) 2106-3538, roberta.pinheiro@unesco.org.br
|