A mesa de debate sobre o “Desenvolvimento do Setor Privado†realizada neste sábado (23) durante o Encontro Ãfrica e Diáspora Africana (EADA), na Costa do SauÃpe, Bahia, teve como pauta a necessidade de fomento à s empresas privadas por meio do relacionamento entre o continente africano e suas diásporas.
Marie Roger Biloa, diretora e proprietária da revista Africa Internatonal Magazine, ressaltou a relação intercontinental como sendo a essência do EADA. “Acredito que todos precisam aprender idiomas por meio de intercâmbios, por exemplo, pra facilitar esse relacionamentoâ€, completa.
Outro componente da mesa, o ativista histórico dos direitos civis nos EUA Joe Bisley declarou que “é bom falar destas parcerias, pois nós vivemos em um mundo muito desequilibradoâ€. Para ele, os afrodescendentes estão em posição marginalizada e isso precisa mudar.
Em resposta, Michael Dutton, executivo de comunicação do Conselho Executivo de Liderança, exibiu um vÃdeo sobre a organização da qual é membro. Na apresentação, cita que menos de 2% dos lÃderes de empresas são negros. A intenção do Conselho é aumentar esse número por meio de treinamentos e transformar a liderança americana em negra e global.
Ao todo, a mesa foi composta por MaurÃcio Pestana da Revista Raça, que mediou a estrategista global, produtora, gerente e consultor Mabel Ivory e Roberto Rodrigues Evangelista, da unidade de polÃticas públicas do SEBRAE, além dos já citados Michael Dutton, Marie Roger Biloa e Joe Bisley.
|