Estudiosos se reúnem em discussão para exposição de programas de fomento à educação
Nesta sexta-feira (22), o Encontro Ãfrica e Diáspora Africana promoveu uma mesa de debate sobre a expansão dos estudos africanos. Nela estavam presentes o Sr. Walter Davis, a professora Nilma Lino Gomes, a Doutora Ana Piedade Monteiro, o Dr. Tukufu Zeberi, a ministra Luiza Barros e o Dr. LuÃs Tomás Domingos como mediador.
O objetivo da discussão foi entender como está sendo realizado o trabalho intelectual no campo dos conhecimentos na Ãfrica e na diáspora africana. A reitora da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (UNILA) Nilma Lino Gomes ressaltou a importância da relação entre Brasil e Ãfrica, apontando que nos último 12 anos esse relacionamento tem mudado e se desenvolvido. De acordo com ela, “o Brasil assume uma responsabilidade polÃtica com o continenteâ€.
No dia anterior (21), Nilma também participou de reunião com a Unesco e o MEC para abertura do Comitê CientÃfico Internacional para o lançamento do projeto do nono volume da coleção História Geral da Ãfrica (HGA). Ela declarou que “A elaboração do nono volume vai reforçar a força e o dinamismo do continente africano.†|