Durante o segundo dia do Encontro Ãfrica e a Diáspora Africana (EADA), na Costa do SauÃpe, Bahia, foi realizado o debate “Infraestrutura: cooperação para o desenvolvimento Ãfrica e América†sob o comando de Edgard Ortuño, vice-ministro de indústria, energia e mineração do Uruguai. O objetivo da discussão é avançar no crescimento e desenvolvimento de igualdade e, para isso, os paÃses dos dois continentes planejam trabalhar juntos.
Segundo o vice-ministro, os principais desafios para a infraestrutura estão norteados em transporte, telecomunicações e energia. “A Ãsia surpreendeu nos últimos anos com o seu crescimento, agora, para o futuro, serão América e Ãfrica. Uma polÃtica moderna permite maior desenvolvimentoâ€, disse.
No Uruguai, já estão sendo desenvolvidas práticas de cooperação, tais como: transporte – porto de águas profundas no Atlântico Sul, água e saneamento – unidades potabilizadoras móveis (UPA), telecomunicações – plano Ceibal (um computador por aluno nas escolas), banda larga, telefonia 4G e televisão digital aberta.
Ao abordar o tema energia, Ortuño enfatizou que esse é um bem escasso e estratégico no mundo moderno. “O desafio é cuidar sem agredir ao meio ambiente. Estamos investindo fortemente em energia renovável. Hoje, no Uruguai, 90% não é renovável e queremos atingir os 50% ate 2015â€, completou.
|